Os riscos de uma vida sedentária

Atualmente os avanços tecnológicos tornam a nossa vida muito mais simples, mas também mais sedentária. Este é um problema quando você considera os graves riscos que a vida sedentária pode provocar em nosso organismo, desde excesso de peso até importantes doenças cardiovasculares.

Falamos de vida sedentária, quando não cumprimos os 30 minutos diários mínimos de atividade física recomendados pela Organização Mundial de Saúde. De acordo com esta, pelo menos, 60% da população mundial não faz nenhum exercício, o que aumenta consideravelmente o risco de sofrer diferentes doenças.

Riscos

Este perigoso sedentarismo faz com que o nosso sistema cardiovascular e torne cada vez mais fraco, o que muitas vezes leva a problemas como obesidade, diabetes, câncer ou doença cardíaca. Além disso, pode causar insônia, já que o corpo não sente a necessidade de descansar, se não se movimenta.

A falta de atividade também provoca o envelhecimento prematuro, porque faz com que os músculos percam força, elasticidade e firmeza. O mesmo ocorre com os ossos, de modo que se agrava o risco de sofrer de osteoporose e artrite.

Por estes motivos, devemos fazer um esforço para modificar os nossos hábitos de vida e superar a preguiça para não ter uma vida sedentária. No início será difícil, mas os muitos benefícios que encontraremos certamente compensam todo o trabalho. Na verdade, podemos chegar a diminuir em 50% o risco de doença cardiovascular.

Como evitar

Se você deseja evitar os riscos de uma vida sedentária, 30 minutos por dia é o tempo mínimo recomendado para realizar exercício, seja de forma contínua ou alternada. Para isso, é ideal começar com atividades físicas leves.

Por exemplo, podemos começar caminhando meia hora todos os dias, já que se trata de um exercício muito saudável, fácil e recomendado. Também é patinar ou andar de bicicleta, seja clássica ou estática. Se tivermos pouco tempo, podemos optar por subir e descer as escadas em vez de tomar o elevador, ir andando (se possível) para o trabalho ou dar passeios mais longos com o nosso animal de estimação.

Por outro lado, em vez de fazer planos sedentários, como ir jantar ou ir ao cinema, é uma boa ideia procurar outras opções. Por exemplo, fazer excursões e caminhadas, conhecer novos lugares, entrar em contato com a natureza… Isso além de nos ajudar a fortalecer o corpo, nos ajuda a eliminar o estresse.

Se o que pretendemos para evitar a vida sedentária é realizar exercício em nossa própria casa, o ideal é selecionar alguns exercícios básicos e realizá-los de forma rotineira. Podemos incluir abdominais, flexões, agachamentos… As tarefas domésticas também representam um exercício muito completo. Realizá-las habitualmente será útil tanto para manter a casa limpa e arrumada como para movimentar o corpo.

De acordo com quais sejam as nossas necessidades e propósitos, iremos aumentando o nosso treinamento. A coisa mais importante é ter força de vontade suficiente para mudar nosso estilo de vida e manter essa atitude. Nosso corpo nos agradecerá certamente se evitarmos uma vida sedentária.

www.saudedicas.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *