Programação festiva celebra os 90 anos do HCL. Veja fotos da Feira de Talentos

HCL - FACHADAA partir desta terça-feira, uma série de eventos marcam a comemoração dos 90 anos de fundação do Hospital César Leite. A instituição completa nove décadas de existência na segunda-feira, dia 29 de Maio.

Nesta terça, 17 horas, haverá celebração da Santa Missa no pátio interno do Hospital César Leite.

Na quarta-feira, na sede da Igreja Batista, no bairro Bom Pastor, às 19:30 horas, haverá culto em ação de graças.

A programação continua na sexta-feira, às 17 horas, com sessão solene na Câmara de Vereadores de Manhuaçu. No evento festivo serão prestadas homenagens a parceiros e colaboradores do HCL, além de apresentados dados da instituição, seus desafios e suas conquistas.

No dia do aniversário de 90 anos, na próxima segunda-feira, às 19 horas, haverá comemoração na Praça Doutor César Leite, em frente ao hospital.

ATIVIDADES

Ao longo deste mês de maio, diversas atividades estão sendo realizadas em torno da comemoração, principalmente com o público interno.

As comemorações do HCL são abertas para toda a comunidade de Manhuaçu e cidades vizinhas. O Hospital César Leite é de todos e deve ser abraçado como principal centro de saúde da região, atendendo uma população de cerca de 300 mil habitantes.

“Chegamos aos 90 anos com o espírito de servir com amor. Quero destacar o trabalho do corpo clínico, dos conselheiros, parceiros e voluntários e de todos os funcionários do Hospital César Leite, que se dedicam inteiramente para cuidar da vida. Essa comemoração é de todos nós e, por isso, convido a todos para que participem conosco”, afirma o Provedor Sebastião Onofre Carvalho.

Apesar do momento festivo, o momento também é de reflexão e preocupação. Uma grave crise afeta os hospitais filantrópicos. “Queremos mostrar também que o HCL é importante para todos e precisamos da parceria e apoio da região com o objetivo de melhorar e até manter os serviços prestados para a comunidade”, argumenta o provedor.

Em 2016, o Hospital César Leite teve um crescimento de 5,7% no número de pacientes internados em comparação com 2015. Foram 13.786 no total, com média de 1.087 por mês.

Quase 60% são pacientes que moram em outras cidades. É um hospital que atende toda a região. Os números mostram que somente 3.581 eram moradores de Manhuaçu (42%).

Outra constatação é que o HCL foi o 25º no ranking de internações SUS em Minas Gerais em 2016. Dos 24 primeiros, dez estão em Belo Horizonte.

Ainda esta semana publicaremos várias outras matérias do HCL.

Feira de Talentos reuniu artesanato, música e gastronomia

A cada barraca, uma arte ou um prato diferente. Em cada pessoa, um detalhe particular. A 1ª Feira de Talentos apresentou diversas novidades feitas pelos colaboradores do Hospital César Leite.

O evento, realizado na quinta e sexta, atraiu um bom público de visitantes para a praça do hospital, mesmo com o tempo frio e chuvoso.

Diversos tipos de artesanato e quitutes, caldos e doces produzidos pelos próprios colaboradores foram comercializados na Feira de Talentos, organizada dentro da comemoração dos 90 anos do HCL.

A ação teve apoio também da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Manhuaçu. Diversas pessoas da comunidade foram até a feira para apreciar o trabalho.

Além da gastronomia e artesanato apresentados nas barraquinhas, as apresentações musicais foram um show à parte, encantando o público presente.

Ainda houve a apresentação de um projeto de horta em caixas de isopor, reaproveitando esse material para cultivo de cebolinha, manjericão e salsa.

HUMANIZAÇÃO

No final da tarde um grupo de voluntários junto a colaboradores da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) ainda percorreu os corredores e enfermarias doando carinho e atenção aos colaboradores e pacientes.

Música ao vilão suave e forte abraço foi oferecido a todos. A ação de teatro e música que começou dentro do hospital se estendeu para a praça, levando um toque de amor para a Feira de Talentos.

HCL - FT2 HCL - FT3 HCL - FT4 HCL - FT5

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *