Febre Amarela: Prefeitura de Caratinga recebe ambulância para transportes urgentes

samu1 samu2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A medida foi anunciada nesta sexta-feira (13/01), durante o seminário “Minas Gerais contra a Febre Amarela”. Por causa do surto da doença, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) disponibilizou uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para a transferência de pacientes a outros hospitais em casos graves.

“Neste momento de surto de febre amarela, o Governo do Estado abriu mão de todo o trâmite burocrático para auxiliar a Microrregião de Saúde de Caratinga. Então, nós cedemos a ambulância ao município por tempo indeterminado para os pacientes que precisarem de transferência hospitalar. O paciente que precisar de remoção, por exemplo, para o Márcio Cunha, para ficar nos leitos de UTI, ele terá o transporte garantido através da ambulância que o município de Caratinga já dispõe e da que foi cedida pelo Governo do Estado”, disse o superintendente da Regional de Saúde de Fabriciano, Wagner Barbalho.

A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), agradeceu ao Governo de Minas por disponibilizar a ambulância para atender a população da microrregião neste momento de surto de febre amarela. “A febre amarela silvestre tem um índice de virulência muito alto e isso acaba gerando pacientes graves a curto prazo de tempo. Então, há momentos em que nós chegamos a precisar de três UTIs móveis ao mesmo tempo, e isso, agora, realmente, vem encorpar a rede de assistência de veículos do município. Estamos muito gratos com esta atitude do Estado”, declarou o secretário de Saúde de Caratinga, Dr. Giovanni Corrêa.

“Apesar do caos instalado, a gente fica satisfeito com a atitude do Estado. E, o primeiro passo foi dado com a cessão desse veículo do SAMU, que será utilizado no transporte das pessoas que necessitarem serem transferidas para outros hospitais com atendimento mais avançado”, disse o prefeito Dr. Welington Moreira.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Coronel Fabriciano informou que, os pacientes com sintomas suspeitos de febre amarela que eventualmente evoluam para um quadro mais grave, estão sendo transferidos para o Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga, já que a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) está desativada. “Nós contratamos mais dez leitos do Hospital Márcio Cunha, ele tinha dez leitos de UTI intermediários. Então, nós contratamos esses dez leitos exclusivos para atender o paciente agravado com a suspeita de febre amarela”, afirmou Wagner.

Informações TV Super Canal, Caratinga

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *