Vida e Saúde: Alimentos que ajudam o fígado gorduroso

Os alimentos saudáveis para o fígado gorduroso são basicamente ricos em nutrientes que ajuda a acelerar o metabolismo. Além disso, o fígado gorduroso – ou esteatose hepática – é uma doença que atinge esse órgão e que se caracteriza pelo acúmulo de gordura. Se não for tratado, ele pode ser bastante inchado e evoluir para uma cirrose. Porém, não existe um tratamento especifico para essa situação, há apenas formas de prevenção e de impedir a sua evolução. Uma delas é a mudança de hábitos alimentares, a diminuição do peso corporal e a pratica regular de exercício físico.

As principais causas do fígado gorduroso são a ingestão exagerada de alimentos ricos em gordura que aumentam o colesterol e sobrecarregam o órgão e o alcoolismo. A doença pode também estar associada a outras, como o Diabetes, a Hipertensão e a Obesidade.

Por isso, o recomendado para quem possui esse problema é ter uma alimentação mais saudável, dando preferência a alimentos com baixo teor de gordura. Os doces e o álcool também devem ser evitados, e a nova dieta deve ser rica em proteínas e em fibras, como gérmen de trigo, aveia e granola. Então, confira os 10 alimentos saudáveis para fígado gorduroso.

Água: A água é o combustível para o fígado trabalhar. Lembrando que, quando álcool e gorduras entram no nosso organismo, transformam-se em substância tóxicas que sobrecarregam o trabalho do fígado. Por isso, a água é fundamental para ajudar a eliminar essas toxinas. Além disso, o fígado é responsável por produzir a bile (ou suco biliar) que atua na digestão de gorduras como se fosse um detergente. O órgão produz entre 800 ml a um litro de bile por dia e, sem água, isso não será possível.

Alcachofra: A alcachofra é uma boa alternativa de alimentos saudáveis para fígado gorduroso. Pois, ela possui acinarina, ácido cafeico e luteolina. Elas estimulam a produção da bile hepática, formando os sinais biliares e auxiliando no bom controle do colesterol. Contêm também um principio ativo que possui propriedades hepatoproeroras e regeneradoras das células hepáticas. Além disso, devido ao seu potencial de detoxificação, ela auxilia no bom funcionamento do intestino e do bom funcionamento do intestino e do organismo, melhorando e aumentando a termogênese, podendo ajudar, assim, na queima calórica e, consequentemente, na perda de peso corporal.

Toranja: A Toranja ajuda devido à ação da naringenina, que diminui o processo de inflamação hepática. Além disso, ela é uma excelente fonte de Vitamina C.

Dente-de-leão: O Dente-de-leão é outra excelente alternativa de alimentos saudáveis para fígado gorduroso. Pois, ela possui função anti-inflamatória muito importante no tratamento hepático. Além disso, ela auxilia na remoção das toxinas e, também, na diurese, melhorando a retenção de líquidos no corpo. O suco de folhas de dente-de-leão elimina resíduos do fígado e melhora o funcionamento da bile.

Aloe Vera: Não poderia deixar de citar, pois gosto muito dos resultados desta planta, não somente no tratamento hepático, mas nos seus benefícios a saúde. Vale lembrar que ela não deve ser manipulada caseiramente, pois a sua casca tem substância tóxica, que pode causar muita irritação no intestino e até problemas mais graves. No fígado, ela age na remoção das toxinas e na regeneração hepática devido ao seu grande potencial anti-inflamatório, por conter prostaglandinas e antioxidante – devido ação da enzima superóxido desmutase.

Gengibre: O gengibre é outra boa opção de alimentos saudáveis para fígado gorduroso. Pois, ele ajuda a regular as secreções liberadas pelo fígado devido a sua ação adstringente. Ele pode ser ralado ou adicionado a sucos e chás.

Açafrão: O açafrão é o tempero favorito do fígado. A curcumina presente no açafrão-da-terra apresenta potentes efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e antimutagenicos. Por isso, tente adicionar um pouco desse desintoxicante ao seu prato. portanto, sendo um ótimo alimentos saudáveis para Fígado gorduroso.

Alho e Cebola: Eles possuem compostos enxofrados, como a alicina, sulfetos e ajoeno, que têm ação protetora e antioxidante comprovadas.

Limão: O limão é outra boa alternativa de alimentos saudáveis para fígado gorduroso. Pois, ele é um grande agente desintoxicante, rico em vitamina C e grandes níveis de ácido cítrico. O grande segredo do suco de limão é que nos permite decompor a comida no estômago, fazendo com que as digestões sejam mais fáceis e adequadas. Tudo isso se deve aos ácidos da fruta, que estimulam o estômago e protegem nosso fígado.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *