Como é a dor causada pela enxaqueca

A dor da enxaqueca normalmente começa bem devagar (com duração de 4 a 72 horas), atingindo um lado da cabeça, na região superior ou próximo ao pescoço. A intensidade da dor pode ser forte, moderada ou forte e do tipo pulsante. Há pacientes que sentem dor o dia inteiro, mas ainda assim conseguem manter a rotina em ordem, a ponto de, se ninguém perguntar, nem levantarem a suspeita de que estão com dor. Outros, por sua vez, precisam ir para um pronto-socorro para tomar medicamentos na veia.

Infelizmente, a grande maioria dos pacientes “aprende” a conviver com o problema e peregrina de médico em médico sem nunca conseguir um tratamento eficaz. No jargão médico, são chamados de “borboletas de consultório”.

Se você sofre de enxaqueca há muitos anos, é importante saber que a doença não se resolve com analgésicos comuns usados rotineiramente para dores de cabeça. Ela requer medicamentos específicos (tanto para os momentos de crise quanto para prevenção) prescritos por um neurologista. O problema nem sempre desaparece totalmente, mas a frequência das crises pode diminuir consideravelmente.

Quem sofre de enxaqueca precisa de paciência até ajustar o tratamento, o que nem sempre é fácil, pois o medicamento indicado como primeira escolha pode trazer efeitos colaterais e não ser adequado para o paciente.

A enxaqueca requer do paciente bastante autopercepção. Saber reconhecer e prevenir os gatilhos é um passo importante para ao menos diminuir a frequência das crises. Anote sempre o dia e a hora em que você estiver com dor, os possíveis causadores, a região da cabeça que está doendo, qual medicamento utilizou e depois de quantas horas ele fez efeito. Quando você for conversar com um especialista, isso vai ajudar na prescrição de um tratamento mais personalizado, pois a dor de cada paciente é muito específica.

Outra questão fundamental é rever seu estilo de vida. Hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, além de um trabalho estressante só ajudam a intensificar as crises.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *