Manhuaçu: Semana do Turismo é realizada na cidade

turismo1 turismo2Iniciou-se na noite da segunda-feira, 28/09, a segunda edição da Semana do Turismo do Senac. Neste ano, o evento tem como parceiro o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A grade de programação traz uma série de atividades em parceria com a pasta. A Semana foi aberta com uma palestra voltada aos artesãos e demais pessoas que lidam com turistas. A secretária Mariza Klein prestigiou.

O tema foi “Recebendo o Turista de Braços Abertos” e o palestrante Walter Felipe Santiago abordou uma série de pontos importantes. O foco esteve na importância de se prezar pelo bom atendimento e oferecer um bom produto ao turista. Fatores estes que, quando bem observados, geram satisfação, cativam o visitante e ainda atraem novos visitantes. Por consequência, geração de renda, emprego, novos negócios e economia ativa. Bom para o artesão, bom também para o município e região. A secretária Mariza Klein enalteceu a palestra. “São questões que nós temos lutado muito aqui em Manhuaçu. Tenho certeza que o trabalho dos nossos artesãos que estiveram presentes vai ser muito melhor daqui em diante. A palestra foi excelente” – avalia Klein.

“Essa reunião foi muito importante porque uniu os artesãos que estão começando um trabalho de divulgação da arte e da indústria caseira de alimentos da região” – pondera a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Manhuaçu, Maria Aparecida Sales, que também esteve no evento. “Dessa forma, fazemos com que o artesão saia mais preparado para bem receber, divulgar o artesanato, tanto dele quanto do colega, como também divulgar as belezas da região, e de outras características importantes que nós temos” – conclui Aparecida.

Segundo a diretora do Senac Manhuaçu, Mirian Peixoto, o objetivo central da Semana do Turismo é o desenvolvimento e inclusão. “O que queremos é mostrar para a sociedade onde estamos inseridos o nosso potencial para receber o turista, seja o interno ou o externo” – disse. “Para isso, temos no evento a parceria com a Secretaria de Cultura e com a Agência de Desenvolvimento do Circuito Pico da Bandeira” – continua Peixoto. Ela lembra que, além da palestra desta segunda, ainda ocorre a partir de quarta-feira, 30, a exposição sobre o Pico da Bandeira e, no sábado, em conjunto com a secretaria e o circuito, a feira de artesanato.

Programação

A exposição sobre o Pico estará disponível ao público do dia 30 ao dia 03, das 08h às 18h, no Espaço Cultural Só Arte, situado à Praça Dr. Cesar Leite. A secretária Mariza Klein lembra que haverá um guia explicando a exposição e toda população está convidada a conhecer. Já a feira de artesanato no sábado, 03, acontece de 08h às 16h na Praça Cinco de Novembro, conforme explicou Klein. “Teremos artesãos de Manhuaçu e também de alguns municípios que integram o Circuito Pico da Bandeira. Estamos esperando cerca de 60 expositores e, para isso, a praça vai ser fechada. Inclusive pedimos a compreensão dos motoristas, entendemos que é um trecho complicado de ser interditado, mas é por uma boa causa. Temos certeza que quem for prestigiar vai amar. Todos estão convidados” – diz a secretária de Cultura ao adiantar que rodas de viola e capoeira vão abrilhantar o sábado durante a feira.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *