Manhuaçu: ACIAM recebe visita de empresários de Muriaé

ACIAM Ze Braz Muriae (4) ACIAM Ze Braz Muriae (18)Membros da diretoria da Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) receberam os empresários Cézar Augusto Bianchi Botaro e José Braz, da cidade de Muriaé. O encontro foi na sede da entidade e discutiu investimentos na cidade, geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico.

A experiência de vida dos dois empresários foi um dos temas da reunião. Cézar das Máquinas, como é conhecido, chegou muito jovem a Muriaé, no início dos anos 80. Na época, só existiam na cidade máquinas de costura domésticas e básicas, pois não havia quem prestasse manutenção em equipamentos mais complexos. Foi com o trabalho dele que o setor de confecção se sentiu mais seguro para investir em equipamentos modernos e eficientes, pois sabiam que o jovem mecânico prestava manutenção na área. Surgiu então, a Oficina do Cézar e o setor têxtil teve grande alavancada.

Visionário, ele também foi o responsável por levar para aquela cidade a tecnologia de ponta com máquinas computadorizadas para bordados e outros detalhes. Finalmente, as máquinas de costura eletrônicas.

Em 2005, após assumir a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cézar e sua equipe fomentaram ainda mais o setor têxtil, criando o Polo da Moda de Muriaé e Região e levando para o município recursos para a construção de um grande centro de estudos da área: o CDModa; seguido pelo SENAI, com o Centro de Formação Profissional; pelo Centro de Vocação Tecnológica (CVT), hoje transformado na Universidade Aberta Integrada de MG (UaiTec); entre outras ações, que não só qualificam mão de obra para o setor, como profissionalizam o empresário, aprimorando assim o mercado.

Todas essas conquistas foram comprovadas pelos dados da RAIS, observados entre 2006 e 2009: o número de confecções nos seis municípios do Polo da Moda cresceu 11,9% e o número de empregados aumentou 13,3%, porcentagens bem maiores do que em Minas Gerais e no Brasil.

Desenvolvimento

A segunda parte da visita foi a conversa com o ex-prefeito por dois mandatos em Muriaé, o empresário José Braz. Com quase 90 anos, o empresário começou cedo na profissão de marceneiro. Aos 24 anos, adquiriu seu primeiro caminhão e até hoje dá lições de empreendedorismo e liderança.

Em 1957, fundou o Rodoviário Líder, sua primeira empresa, e assumiu o compromisso de transportar leite em latões da Cooperativa dos Produtores de Muriaé para o Rio de Janeiro, desafiando estradas mal conservadas e toda sorte de dificuldades.Em seguida, veio a Líder Comércio Indústria, que hoje possui uma rede de mais de 60 concessionárias de veículos, em várias cidades do país.

Ocupando uma posição de liderança no mercado, as empresas do Grupo Líder cumprem uma importante função social, gerando milhares de postos de trabalho e contribuindo decisivamente para o desenvolvimento sócio-econômico da região, principalmente em Muriaé, onde tem a sua sede.

Em 2004, elegeu-se prefeito e foi reeleito em 2008. Após oito anos, fez o sucessor, o atual prefeito de Muriaé, que era seu vice Aloysio Aquino.

Investimentos

O presidente da ACIAM, Silvério Afonso, e membros da diretoria ressaltaram a importância da visita e da interação com os empresários. “Foi muito interessante essa troca de experiências e ver também como o segmento empresarial e o poder público atuaram em prol do desenvolvimento, da geração de emprego e de renda em Muriaé”, pontuou.

Na conversa, José Braz e Cézar das Máquinas também ressaltaram o interesse de expansão de negócios e até a abertura de novos empreendimentos, avaliando o potencial de Manhuaçu.

Além do presidente da ACIAM, estiveram presentes os empresários Maurélio Carlos, Daniel Gerard, Gustavo Alves Costa, Fernando Alves Costa, Marcelo Espósito, André Farrath, Marcel Magalhães, o vereador Maurício Júnior e o Diretor Presidente do SicoobCredilivre Sebastião de Lourdes Lopes.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *