Manhuaçu: Projeto Olhos D’água beneficia mais famílias

olhos-da-agua olhos-da-agua-3O município de Manhuaçu recebeu mais recursos do projeto Olhos D’água, do Instituto Terra, cujo objetivo é preservação e recuperação de nascentes. O benefício foi obtido por meio dos esforços do CBH Manhuaçu – Comitê de Bacias Hidrográficas Águas do Rio Manhuaçu, em parceria com o Governo de Manhuaçu. O município já havia recebido mourões, arames, insumos, dentre outros, que já foram entregues a mais de vinte proprietários cadastrados pelo projeto. As novas doações do Instituto são caixas d’água e tubos para construção de fossas sépticas.

Representantes da organização estiveram em Manhuaçu no princípio deste ano, e percorreram a região com o objetivo de cadastrar e conscientizar produtores a protegerem suas fontes de água, haja vista a realidade de escassez hídrica que afeta grande parte do país. Ao produtor que tem nascentes desprotegidas, o projeto oferece gratuitamente o material para o os devidos cercamentos. Todo proprietário que aderiu ao programa de proteção de nascentes também recebeu a instalação de uma fossa séptica para captação do esgoto doméstico. “Oitenta nascentes serão cercadas na bacia do Rio Manhuaçu e outras trinta vão receber as fossas sépticas. Só no município de Manhuaçu serão doze fossas. Com a chegada do material, aguardamos somente a presença dos técnicos para instalação” – disse Isaura Paixão, presidente do CBH Manhuaçu.

Na tarde da quinta-feira, 17/09, esses equipamentos foram distribuídos no Córrego Soledade e em Manhuaçuzinho. Cada proprietário cadastrado recebeu três caixas com capacidade de armazenamento de mil litros cada. Segundo Senisi Rocha, vice-presidente da CBH Manhuaçu a chegada desse material significa muito. “Representa que na prática o CBH começa a ter um contato mais objetivo com as comunidades. Anteriormente o trabalho era de conscientização, deliberação e orientação. Agora essas comunidades começam a perceber o Comitê mais próximo, auxiliando em uma prática que vai mudar o comportamento das famílias rurais. Fizemos um levantamento, percebendo em todo o município, quais nascentes estavam desprotegidas. Foi aí que buscamos a autorização dos proprietários para iniciar o isolamento dessas áreas e atrelado a isso vieram às fossas sépticas. É importante frisar sempre que todo esse material é enviado de forma gratuita pelo Instituto Terra, inclusive com instalação garantida” – disse.

A intenção do CBH Manhuaçu é de ampliar o projeto, algo que deve ser feito com recursos próprios. “Certamente esse suporte inicial que nos foi dado pelo Instituto Terra, vai sensibilizar outras pessoas que não aderiram ao projeto nesse primeiro momento. A gente acredita que só o fato de a gente estar atingindo no entorno de nascentes importantes, reservatórios, as pessoas já vão tomando consciência da importância desse benefício” – concluiu Senisi Rocha.

O Comitê do Rio Manhuaçu já atua a mais de dez anos. Nesse período os membros realizaram várias campanhas alertando as comunidades de que esse tempo de escassez de água estaria próximo. Os próprios representantes da entidade não imaginavam que a crise hídrica chegaria tão rápido. A mudança de postura é oportuna, ainda que o problema já seja real. É para buscar novos parceiros e formar cidadãos mais conscientes, que o Instituto Terra e o Comitê de Bacias Hidrográficas Águas do Rio Manhuaçu atuam.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *