Manhuaçu: Prefeitura instala novo sistema de telefonia

prefeitura-telefonia prefeitura-telefonia-agilidadeEconomizar, modernizar e melhorar a comunicação. Com esse objetivo, o Governo de Manhuaçu realiza uma completa mudança no sistema de telefonia fixa em todos os setores da administração do município. A implantação de uma central inteligente, em andamento, vai reduzir o número de linhas e aumentar os ramais com interligação via fibra ótica ou rádio, no caso de setores mais distantes. Para isso, centrais telefônicas PABX foram instaladas nos prédios da prefeitura, da secretaria de Saúde e na secretaria de Obras. As centrais serão interligadas usando internet de qualidade com fibra ótica, implantada a partir de um processo licitatório, que atende todas as estruturas da prefeitura.

Em outro momento, completando a mudança, todo o sistema passará a ser vinculado a um digitronco, quando o usuário ou qualquer pessoa da comunidade vai ter acesso a um número com os dígitos iniciais 3339, quando o sistema passará a ser completamente digital, permitindo acessos múltiplos como a DDR – Discagem Direta de Ramal, e uma série de possibilidades, inclusive áudio e vídeo conferência.Somente o prédio da Prefeitura de Manhuaçu possui hoje 25 linhas telefônicas que, com o novo sistema, serão reduzidas para 08 ou 10 linhas. No prédio da secretaria de Saúde, onde estão instaladas hoje 35 linhas, serão mantidas somente oito ou no máximo 12 linhas. Na secretaria de Obras, as oito linhas existentes atualmente serão reduzidas para três somente.

O sistema de telefonia utilizado atualmente, chamado voicenet, permite a implantação de ramais nas diversas repartições a custo reduzido na chamada, mas com cobrança mensal por ramal entre 48 e 50 reais. O novo sistema, que utiliza internet ou rádio para contato entre os ramais, vai provocar uma redução em torno de 50 a até 80 linhas telefônicas, gerando economia significativa. A mudança vai possibilitar também a ligação de telefones fixos para celulares a custo reduzido. Para isso, a nova central permite a implantação de chips de todas as operadoras de telefonia celular e faz o direcionamento da ligaçãopelo número, mesmo quando o código não tenha sido discado.

O secretário de Planejamento, Luiz Carlos Rhodes de Souza, acompanha o trabalho da equipe técnica. Segundo ele, o novo sistema vai provocar a redução nos gastos, tanto na telefonia fixa quanto móvel. “Num primeiro momento nós atuamos no sentido de colocar em funcionamento um plano corporativo de telefonia móvel que começou em 2013 com 150 linhas telefônicas que foram distribuídas para os principais gerentes de todos os setores” – destaca Rhodes. “Feito esse primeiro momento na telefonia móvel que evoluiu de 150 para duzentos números hoje, nós agora estamos na segunda fase, promovendo a migração do sistema telefônico” – disse o secretário de Planejamento.

Economia

A mudança no sistema, além de modernizar e facilitar o acesso de servidores e da população ao serviço público, vai significar redução nos custos de manutenção. Só para se ter uma ideia, em 2013, somando as 140 linhas fixas com as 150 existentes de telefonia móvel, os valores gastos com telefone ficaram em R$ 520 mil. “Esses valores já vinham assim ano a ano, antes desta gestão assumir. Nós já experimentamos uma redução neste primeiro semestre de 2015 da ordem de 60 mil reais. A gente estima uma redução em torno de 110 mil reaiscomparando-se à despesa anual de 2013 para 2015” – disse Rhodes.

A economia para os cofres públicos foi registrada mesmo com o aumento no número de celulares corporativos, que provocaram a redução nos gastos com a telefonia fixa.  “Para 2016 com esta nova tecnologia que está sendo implantada nós esperamos que os gastos reduzam ainda mais” – completou.

A empresa que está implantando o novo sistema de telefonia no município é a “Método Telecomunicações”, de Belo Horizonte, que venceu a licitação realizada no início do ano. A empresa presta o mesmo tipo de serviço para o Governo do Estado na cidade administrativa, em outras estruturas do poder público e em empresas particulares. “Somente a redução de linhas paga praticamente a metade desse valor e a economia com as ligações vai pagar o investimento e ainda sobrar” – completou Rhodes.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *