Brasília: Autorizado novo projeto para tratamento de esgoto de Manhuaçu

caixa-ministerio-das-cidadesO Ministério das Cidades aceitou as argumentações apresentadas pelo Governo de Manhuaçu em relação à inviabilidade de funcionamento, na forma em que foi planejada, da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto – construída no Bairro Engenho da Serra. O órgão Federal também sinalizou positivamente em relação à possibilidade de apresentação de um novo projeto contemplando a implantação de interceptores para o recolhimento do esgoto e tratamento.

O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, recebeu a informação na terça-feira, 18/08, apresentada pessoalmente pela Gerente da área de Governo da Superintendência Regional da Caixa Econômica Federal de Governador Valadares, Marilene Curtinhas. A visita ao gabinete do prefeito teve a participação também do gerente da agência Manhuaçu, Bertoldo Klinger Correia e de dois engenheiros da Caixa. Do Governo de Manhuaçu, além do prefeito Nailton Heringer, participaram o Procurador Geral do Município, Antônio de Carvalho, o chefe de Gabinete Ueziler Nacari, o diretor do SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, José de Aguiar, dentre outros.

Para José de Aguiar, a sinalização do ministério confirma que o projeto colocado inicialmente é inexequível, impossível de ser executado da forma como estava concebido. O questionamento foi feito em agosto do ano passado junto ao ministério e a superintendência da caixa, sugerindo a elaboração de um novo projeto. “Saímos do gabinete do prefeito Nailton Heringer com essa sinalização positiva onde está sendo determinada a elaboração de um projeto dentro de uma das três possibilidades apresentadas e nós vamos estar a partir de agora trabalhando de forma focada para conseguir reverter essa situação e ter a condição de colocar a ETE em funcionamento” – destacou.

Obra paralisada

Inserida no PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – do Governo Federal, a obra de tratamento de esgoto em Manhuaçu está parada. O motivo é a inviabilidade de implantação dos interceptores, que vão levar o esgoto até a ETE, na forma em que foi proposta. A Estação de Tratamento foi concluída, porém a rede de interceptores não foi implantada. O projeto teve que ser revisto e o SAAE apresentou algumas possíveis soluções que agora foram aceitas.

O prazo para apresentação de novo projeto visando a captação de mais recursos para complementar a primeira etapa é de trinta dias. “Já contatamos a empresa que elaborou o projeto apresentado à Caixa para que faça as adequações. Saio dessa reunião mais aliviado porque tudo aquilo que nós dissemos que estava acontecendo, de ser inexequível a forma como ele foi concebido, esse documento do ministério das cidades vem comprovar que nós estávamos corretos em não dar continuidade naquela obra” – completou aliviado José de Aguiar.

Segundo a gerente de Governo da Superintendência Regional, Marilene Curtinhas, após a apresentação de um projeto detalhado ele será analisado e, se aprovado, passa a fase de execução da obra da rede. Para o Gerente da Agência Manhuaçu da Caixa, Bertoldo Klinger Correia, a obra de tratamento de esgoto é de suma importância para a comunidade, desejada por qualquer município. “A ETE em si está pronta e a gente precisa concluir a parte de transporte dos resíduos. A prefeitura e o pessoal do SAAE estão bastante dedicados, assim como o pessoal da Caixa, e nós estamos percebendo uma boa vontade grande por parte do ministério também” – destacou.

A ETE construída no Bairro Engenho da Serra tem capacidade para atender próximo de vinte mil habitantes, atingindo parte da cidade. Para a universalização do tratamento de esgoto, segundo José de Aguiar, há um caminho ainda pela frente. “O primeiro passo é resolver o imbróglio do passado e depois pensar qual a próxima etapa até ter todo o esgoto da cidade sendo tratado, e quem sabe de todo o município” – complementou.

Minha casa, Minha vida

Durante a reunião, o prefeito Nailton Heringer cobrou também da Caixa Econômica Federal uma solução para o impasse em relação ao programa “Minha casa, minha vida”, cujas obras no Clube do Sol permanecem paralisadas. Segundo os representantes da instituição financeira, a obra está prestes a ser retomada. “A caixa já está tratando do assunto e analisando as opções. Não fechou ainda um rumo a tomar e a empresa a ser contratada, mais isso está sendo tratado. Acreditamos que em breve a gente vai ter a retomada dessa obra” – afirmou.

Durante a reunião não foram estipulados prazos para uma solução do problema em relação a retomada das obras do programa Minha Casa, Minha Vida. A gerente de Governo, Marilene Curtinhas, informou que assim que for definida a empresa que vai dar sequência à obra, o contrato será formalizado e o trabalho retomado. Para Bertoldo Klinger Correia, a retomada do programa Minha casa, Minha vida é um anseio da prefeitura, do prefeito Nailton Heringer e sua equipe, da Caixa, assim como de toda a população. “A conclusão das obras vai beneficiar centenas de pessoas. A gente espera ter em curtíssimo período de tempo, uma notícia muito boa para a população” – completou.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *