Vida e Saúde: Exercício físico para manter equilíbrio dos idosos

idosos-equilibrioAlém do cuidado redobrado ao andar, a fisioterapeuta Rita Guedes recomenda aos idosos manter as suas funções, melhorar o equilíbrio, o que somente é possível com a movimentação. Ou seja, não ficar parado. “As pessoas pensam que o idoso não tem mais que se movimentar, que ele já trabalhou muito na vida e que deve ficar parado. E o ficar quieto acelera essa piora. Os ossos e os músculos ficam mais fracos. Aí, na hora em que ele for se movimentar, aumenta a chance de sofrer uma queda”, constata a pesquisadora.

Muita gente não deixa o idoso sequer se levantar da cadeira para pegar um copo d’água, faz tudo por ele, mas isso não é certo. “O idoso vai ficando no sofá e na cama e só vai piorando esse processo de perda da mobilidade. Se a pessoa vai para uma cadeira de rodas, ela vai diminuir essas capacidades e vai ficar mais difícil de ela voltar a andar. Então, a recomendação é movimentar com segurança”, diz.

Para idosos que têm bom equilíbrio, que são independentes, nada melhor do que fazer exercícios físicos, entrar numa aula de dança, por exemplo, e ter bons hábitos de vida e alimentares. Quem segue essa receita, segundo a pesquisadora, não vai ter tanta modificação do corpo com o envelhecimento. “Exercitar o corpo e a mente, pois o cérebro comanda os movimentos. Então, aprender uma nova língua, fazer uma atividade que desafia um pouco o cérebro, tudo isso contribui. Eu brinco: ‘sair do piloto automático’”.

www.saudeplena.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *