Emagrecer e perder peso não são a mesma coisa

Quando um paciente vem ao meu consultório querendo emagrecer, pensa sempre em reduzir o valor numérico na balança. Mas não é assim simples.

Perder peso é reduzir o número na balança, e isso não quer dizer que você emagreceu, mas sim que reduziu o seu peso corporal total. Emagrecer significa reduzir a gordura corporal, que pode ou não reduzir seu peso na balança. Confuso? Deixa eu explicar.

Seu corpo e seu peso total é basicamente composto por gordura, músculo, ossos, líquido, órgãos e tecidos. O peso dos seus ossos, órgãos e tecidos variam muito pouco no seu dia a dia. O que pode mudar é gordura, músculo e líquido.

Quando você reduz gordura corporal, com dieta correta, exercício físico, tratamento medicamentoso, fitoterápico (com plantas) ou ortomolecular com equilíbrio bioquímico, você pode reduzir o peso (valor numérico da balança), mas pode aumentar músculos e não mudar o peso, mesmo emagrecendo (reduzindo gordura) e estando mais saudável.

Por outro lado você pode perder peso, perdendo músculo, ou perdendo líquido e a gordura continuar igual. Neste caso, proporcionalmente ao peso total você vai ter mais gordura corporal por quilo de peso. Na balança você fica feliz, porém você está pior de saúde e em níveis de gordura. (segue amanhã)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *