Manhuaçu: Cidade recebe oficinas do Ministério da Cultura

cultura-2-16-7-15 cultura-16-07-15O fazer cultura nem sempre é tarefa fácil. A maioria dos projetos contemplados por incentivos, sempre ficam nas capitais e grandes centros. Dificilmente chegam às cidades do interior, que por sua vez, também não conseguem produzir, e quando produzem não conseguem espaço para apresentar sua produção. Por isso, o Minc – Ministério da Cultura, vem promovendo oficinas de capacitação a grupos e entidades sem fins lucrativos, para que possam se beneficiar dos editais. Em Minas, Manhuaçu foi uma das 16 cidades contempladas. Sendo elas Belo Horizonte, outras catorze cidades do interior e uma na região metropolita. O encontro aconteceu, na tarde do dia 15 de julho, no Centro Cultural Hervé Cordovil, por meio de parceria com o Governo municipal, e contou com presença de mais cinco cidades da região além de entidades representativas, associações e pessoas físicas.

“O Minc entende que a participação social é fundamental para o sucesso de suas políticas, então como que a gente chega a esse resultado? Indo aos municípios, às bases comunitárias que existem no Brasil e, que são hoje grandes produtores de cultura de respeito à diversidade cultural, e que fazem um trabalho importantíssimo pra valorizar a cultura daquela região. Então hoje, as políticas do Minc estão abrangendo também essas culturas de base comunitária. Estamos indo aos municípios para apresentar essas políticas e fazer com que cada vez mais tenham conhecimento de que existem essa diversidade cultural em todos os cantos do Brasil” – relata a assessora de programas e projetos da representação regional do Minc em Minas Gerais, Cláudia Ouara de Castro.

Etevaldo Gonçalves Dutra, da Associação de Moradores do distrito de Santo Amaro, descobriu durante a oficina que a associação pode inscrever inúmeros projetos nos editas, e promover mais cultura com a comunidade. “Através desses cursos podemos perceber as prioridades que as associações têm diante do Minc em termos regional e municipal. É o reconhecimento que muitas vezes não temos diante das entidades públicas. Achei rica a prioridade que estamos tendo. A secretária de Cultura nos convidou, e estamos conhecendo e participando desse projeto. É um privilégio estar recebendo o Ministério aqui” – relata o jovem.

Quem também participou da capacitação para os três editais apresentados pelo Minc foi o secretário de Cultura e Juventude de Abre Campos, Jorge Luiz Daher Rocha. “É uma chance que vamos ter de buscar recursos para os municípios, e isso é sempre bem-vindo. Qualquer órgão que não seja municipal ou de gestão pública e que não tenha fins lucrativos pode participar. Todas as cidades deveriam ter ponto de cultura para ter a chance de se fomentar por esses editais” – enfatiza.

A secretária de Cultura e Turismo de Manhuaçu, Mariza Klein, avalia de forma positiva os resultados. “Foi excelente porque agora as pessoas que participaram da oficina têm condições de fazer o projeto e enviar para o Ministério da Cultura, para conseguir os recursos, e as pessoas estão animadas para isso” – relata Klein.

Plano municipal de cultura

Após a oficina de editais, a representante do Minc, Cláudia Castro, se reuniu com secretários e diretores de cultura dos municípios de Manhuaçu, Luisburgo, Abre Campo, Caputira, Matipó e Antônio Prado de Minas para discutir o Plano Municipal de Cultura desses municípios, já que agora todos os municípios brasileiros precisam montar seus planos. O próprio Ministério promoveu por meio da UFBA – Universidade Federal da Bahia um treinamento virtual com duração de oito meses, da qual na região, apenas a secretária de Cultura e Turismo de Manhuaçu participou. Todos os municípios que formam o Circuito Pico da Bandeira foram convidados a participar da oficina e consequentemente da reunião, porém apenas seis marcaram presença. A vereadora de Manhuaçu, Aponísia dos reis, fez questão de participar tanto da oficina, como da reunião.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *