Manhuaçu: Município e CREA podem firmar parceria

manhuacu-crea-parceriaNão basta ser uma cidade polo, é necessário ser exemplo e modelo. Por isso o Governo de Manhuaçu dá mais um importante passo para planejar o município em direção ao futuro. O crescimento desordenado pode colocar em risco a qualidade de vida da população no futuro, nem tão distante. Essa é uma preocupação assumida da atual gestão. Para evitar que isso aconteça, foi dado mais um importante passo na manhã desta terça-feira, 15, durante reunião na sede do Executivo, contando com presença de representantes do CREA-MG – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais, regional Vale do Aço, o prefeito Nailton Heringer, secretários e profissionais técnicos do governo.

A pauta da reunião abordou a assinatura de parceria entre prefeitura e o órgão federal, e a construção de uma sede própria na cidade. “Está no planejamento do CREA, do atual presidente Jobson, de estar construindo as sedes próprias, hoje estamos aqui em Manhuaçu em um imóvel alugado, bem localizado, mas não é uma sede. Queremos ter a nossa sede em Manhuaçu, então construímos por meio de parceria, e aí passamos a ter maior atuação no município, e existe uma vontade e disponibilidade dos fiscais da prefeitura em trabalhar junto com o CREA. Quando os dois órgão trabalham juntos, fica mais fácil para atingirem os principais objetivos, que é o bem da sociedade, da comunidade” – relata o Coordenador Regional do CREA Vale do Aço, Gaspar Rocha.

Para o secretário de Fazendo, Cristovam Rocha, a parceria para um trabalho conjunto entre prefeitura e CREA vai garantir avanços para Manhuaçu. “O benefício será muito grande, principalmente na área de fiscalização de imóveis irregulares, que foram construídos sem autorização da prefeitura mediante alvará de construção. Além da fiscalização, o CREA pode nos alimentar de informações para o desenvolvimento da cidade em termos de urbanismo e postura. Outro benefício é em relação a arrecadação fundiária, onde as propriedades cadastradas irregularmente vão ter a oportunidade de ser incluídos no cadastro imobiliário até mesmo nos cartórios de registro imobiliário” – pondera Rocha.

Já o prefeito Nailton Heringer não esconde a satisfação de dar um importante passo para preparar a cidade, a fim de que ela não se torne uma referência negativa, e consiga absorver o crescimento de forma ordeira e com qualidade. “Essa é uma parceria que traz resultados e uma visão melhor da questão do planejamento da cidade, de fiscalização das obras, da forma de cada vez mais construirmos uma cidade com o ordenamento arquitetônico, com projetos corretos para que possamos ter uma cidade sustentável em todos os sentidos, e não é possível fazer isso sozinho. Nós temos que buscar parceria com os órgão que tem expertise, como CREA, para ajudar o município a pensar, inclusive eles vão nos ajudar na questão da revisão do Plano Diretor” – relata Heringer.

Sobre o desejo de a entidade ter uma sede no município, o prefeito além de endossar a ideia, colocou o município à disposição para entrar com a contra partida. “Eles fizeram o pedido informalmente, mas já vamos buscar um espaço que seja adequado para que eles possam fazer a sede própria, pois Manhuaçu cresce muito e é preciso ter um arcabouço técnico para crescer com ordenamento. Não tem ninguém querendo arrochar ou multar ninguém. O que nós queremos é uma organização para que todos saiam beneficiados no futuro” – enfatizou o Chefe do Executivo.

A minuta do contrato de parceria está sendo avaliada por ambas as partes, e breve deve ser assinada. Nesse primeiro encontro, ainda estiveram presentes, por parte do CREA-MG, o fiscal regional, Guilherme Gonçalves, a assistente administrativa da inspetoria de Caratinga, Chehla Hamade, o Engenheiro Agrônomo represente da e o inspetoria de Manhuaçu, Wanderlei Barbosa e o agente fiscal Marcelo Vieira. Por parte do Governo, participaram o secretário de Administração João Batista Hott, o coordenador de cadastro técnico, Vinicius Coutinho, o diretor do departamento de obras, engenheiro civil Marcelo Miranda, o assessor de planejamento, Eliéser Ribeiro e o chefe de gabinete Ueziler Nacari.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *