Manhuaçu: Exames do SUS são liberados em 48 horas

laboratorioExames, que antes demoravam em média um mês para terem seus resultados liberados, agora chegam às mãos do paciente num prazo de 24 à 48 horas. Essa mudança significativa, que pode ser vital na busca por um diagnóstico e no tratamento para problemas de saúde, foi implementada pelo laboratório municipal, que é mantido pelo Governo de Manhuaçu.

A melhoria do serviço, encurtando o prazo para liberação dos exames, era uma meta que foi alcançada após um ano e um mês de trabalho, segundo informou a farmacêutica e bioquímica Marisia Muniz Alves, coordenadora do laboratório. “Quando assumi o laboratório os resultados eram liberados após 31 dias. Agora os exames são coletados e entre 24 à 48 horas já são liberados os resultados na unidade para o paciente dar sequência com a marcação de uma nova consulta de retorno com o médico” – destacou.

Com seis bioquímicos capacitados e especializados em analises clinicas e ainda dezesseis técnicos, o laboratório realiza mensamente cerca de 25 a 30 mil exames, uma demanda considerada muito alta. Equipado com os melhores equipamentos hoje no mercado, o laboratório municipal de Manhuaçu, que funcionava no antigo SUS, hoje está em novo endereço, com fácil acesso aos usuários, na Rua Maestro Filomeno dos Santos, sem número, no centro, próximo a portaria da Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24h. O telefone de contato é o 3332-3363.

Exames para equipes do ESF E UPA 24 horas

Além da manipulação das amostras para obtenção dos resultados o laboratório realiza coleta junto aos pacientes em alguns casos específicos e mais complexos. As amostras para exame são coletadas também pelas equipes do ESF – Estratégia de Saúde da Família – e a Casa Azul e enviadas ao laboratório. “O paciente ao pegar o pedido de exame tem todas as orientações sobre o local da coleta, dia, horário e o jejum adequado” – informou Marisia Muniz. Ela acrescenta que o laboratório atende, além dos ESFs, as solicitações de exames que chegam da UPA, nos casos de pacientes acidentados de urgência e emergência.

Buscando o aprimoramento do trabalho, a equipe que atua no laboratório passa por constantes capacitações. Mensalmente são realizadas reuniões integradas envolvendo todos os funcionários. Além de informações técnicas, nas reuniões são debatidas também as formas de abordagem ao paciente. “Objetivo é sempre a humanização do atendimento já que o paciente quando chega ao local já se encontra em situação debilitada, com alguma doença ou problemas na família. Então é preciso um carinho com as pessoas” – destacou. “Tem um ganho que a gente conseguiu à partir deste ano. Vários pacientes vem da zona rural, as vezes sem dinheiro para poder gastar. Com isso a partir de agora no laboratório, os pacientes que passam pela coleta dos exames, acabando o serviço recebem um lanche, melhorando essa questão da humanização” – concluiu Marísia Muniz.

Com o objetivo de modernizar ainda mais e ampliar a capacidade de atendimento do laboratório, acompanhando a demanda cada vez mais crescente, estão sendo realizados levantamentos para uma futura licitação de equipamentos, que deve ocorrer no próximo ano de 2016.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *