Manhuaçu: Governo ampliará atendimento do CAPS infantil

prefeitura-1 prefeitura-2Crianças e adolescentes, na faixa etária de zero a dezoito anos, com problemas de depressão e ansiedade, entre outros transtornos, vão passar a ser atendidos em novo local em Manhuaçu. Começa a funcionar, em breve, o CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil – que está sendo instalado na Rua Drosa Pinheiro, número 68, no Bairro Bom Pastor.

Com a implantação da unidade, o Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, amplia o atendimento na faixa etária. O serviço vinha sendo realizado pela Casa Azul, no Bairro Coqueiro, que prestava atendimento psicológico de ambulatório e encaminhava para unidades de referência em Matipó ou Belo Horizonte, dependendo do caso.

Treinamento da equipe

A equipe de profissionais multidisciplinar do CAPSi passou por treinamento. Neste primeiro momento serão repassadas todas as demandas da Casa Azul. A abertura para atendimento à população ainda não está definida.

Formada por dez pessoas, a equipe inclui psiquiatria, psicólogo, assistente social, pedagogo, enfermeira, farmacêutico e educador físico. Todos foram aprovados em processo seletivo, realizado ano passado. Novos profissionais estão sendo aguardados para atuação na unidade, como auxiliar de enfermagem, técnica em enfermagem e auxiliar de serviços gerais.

Segundo a coordenadora do CAPSi, Núbia Dias Batista Caldeira, a implantação da nova equipe ocorre devido à crescente demanda com crianças e adolescentes precisando deste tipo de serviço na cidade. O público alvo são crianças e adolescentes que têm transtorno mental grave e persistente, depressão, ansiedade e até mesmo transtorno como esquizofrenia.

A unidade vai atender toda a cidade e os distritos que compõem o município de Manhuaçu. “Pode ser uma demanda espontânea com as pessoas chegando até o serviço, mas elas podem ser encaminhadas também pelos postos de saúde, ESF – Estratégia de Saúde da Família – e pela rede em geral, como CRAS – Centro de Referência de Assistência Social – e CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social, e quem mais identificar o problema nas crianças.

Ampliação do atendimento

O atendimento a crianças e adolescentes vítimas de transtorno mental começou a ser feito há cerca de dois anos na Casa Azul, com psicológico e triagem, com encaminhamentos para outras cidades. Quem foi encaminhado para Matipó ou outras cidades retorna para Manhuaçu com a implantação da unidade. Núbia Batista destaca que não há internação. “Somente em casos considerados muito graves ocorre o encaminhamento para um hospital de Belo Horizonte, especializado em criança e adolescente, mas a situação é evitada” – destacou a coordenadora.

O CASPi vai oferecer atendimento psicológico, psiquiátrico, atividades físicas, oficinas terapêuticas e ocupacionais, com pedagoga, serviços de enfermagem além da medicação. Estão sendo pensados também serviços de reabilitação social para as crianças e sala de espera para as mães ou familiares que acompanham as crianças. O trabalho tem como objetivo fazer com que as crianças e adolescentes atendidos tenham uma condição de vida normal, com a estabilização ou atenuação dos transtornos. “Queremos dar a possibilidade de uma qualidade de vida normal e sadia, tranquila como qualquer outro adolescente, com frequência escolar e inserção na sociedade” – destacou Núbia Batista.

Com a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *