Vida e Saúde: Os benefícios do Pilates

Os benefícios de um exercício físico, tanto para o corpo, quanto para a mente, são de dimensões enormes. Além de reforçar a musculatura, causar o aperfeiçoamento das habilidades físicas, a perda de peso e de ajudar a prevenir inúmeras doenças, eles podem ajudar, também, a corrigir a postura.

O Pilates, por exemplo, é um exercício que enfatiza o desenvolvimento equilibrado do corpo através de movimentos que desenvolvem força, flexibilidade e consciência corporal, a partir da ativação e estabilização da musculatura profunda do abdomen e da coluna, tornando os movimentos realizados eficientes para a saúde postural. Esta atividade física ainda procura encontrar a respiração profunda e adequada, o alinhamento da coluna e o desenvolvimento de uma concentração adaptada aos movimentos suaves, proporcionando uma sintonia entre todas as partes do corpo.

Segundo a fisioterapeuta Carla Tissiane Silva, além de garantir uma boa saúde postural, o Pilates é uma excelente maneira de se conseguir uma barriga lisa, dando um corpo elegante e esguio para o praticante. “Essa atividade é recomendada, principalmente, para quem necessita melhorar sua postura, mas, ao mesmo tempo, é uma boa forma de auxiliar na perda de peso de maneira leve”, afirma Carla, que possui formação em RPG e no método Pilates e atualmente é especializanda em Osteopatia e mestranda em Atividade Física e Saúde. Apesar do Pilates não ser classificado como uma alternativa específica para o emagrecimento, de acordo com o ritmo da sessão e o metabolismo, o praticante pode ter queima calórica significativa. “No consultório, já tive pacientes homens que perderam 4 kg em 1 mês, com uma frequência de sessões de 3X por semana e com maior intensidade nos exercícios. Além do ritmo da sessão, os pacientes associaram com o emagrecimento, um maior controle da ansiedade, gerando menor compulsão alimentar em especial para doces e frituras”, comenta a fisioterapeuta.

Ela explica que, principalmente para quem possui uma agenda cheia, o Pilates funciona como uma forma de relaxamento, pois energiza o praticante. “Além disso, a modalidade solo pode ser feita em qualquer local, o que garante praticidade até para os mais atarefados”, observa a fisioterapeuta. “Acredito que este é um dos melhores exercícios que podem ser feitos, pois ele une o trabalho do corpo e da mente, melhorando, inclusive, o sono e o humor das pessoas”, conclui.

Carla Tissiane de Souza Silva – Crefito-8 149838- Fisioterapeuta

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *