Manhuaçu: HCL pode suspender atendimento aos usuários do SUS

Hospital César Leite divulgou nota de esclarecimento à população de Manhuaçu sobre a possibilidade de suspensão do atendimento dos médicos.

De acordo com a nota, o Hospital César Leite ainda não recebeu o repasse dos recursos do Governo Federal para o pagamento dos serviços prestados pelos médicos em Janeiro.

Ainda segundo a nota, o recurso foi repassado no início de fevereiro e até agora não houve a transferência da verba para pagamento dos médicos.

Além disso, o HCL divulgou a cópia do ofício 075/2015, encaminhado ao Fundo Municipal de Saúde, bem como ao Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, Conselho Superior do Hospital e Câmara Municipal. Leia a nota na íntegra

Nota de esclarecimento à população

O Hospital César Leite e os profissionais médicos que prestam serviço nesta unidade de saúde vêm a público esclarecer e alertar sobre a possibilidade de suspensão de atendimento à população, devido ao não pagamento do repasse da PREFEITURA DE MANHUAÇU.

Apesar de várias tentativas de recebimento do repasse que é devido ao Hospital César Leite e aos Médicos, eles não receberam, ainda, o que lhes é devido, relativo ao pagamento do trabalho no mês de JANEIRO/2015. A Prefeitura se nega a fazer o repasse da verba devida e não revela os motivos.

Cumpre-nos informar ainda que historicamente nunca houve atraso no repasse. Salientamos também que esse recurso vem do Governo Federal e não dos cofres da prefeitura.

Conforme documentos e o portal da transparência do Ministério da Saúde, o recurso do Governo Federal foi depositado para o Fundo Municipal de Saúde no início do mês de fevereiro, o que nos causa estranheza por conta da demora do repasse.

O Hospital César Leite encaminhou ofício nesta semana ao Fundo Municipal de Saúde, na pessoa do Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Rafael de Oliveira Filho, solicitando o repasse dos recursos, bem como ao Ministério Público, Câmara Municipal, Conselho Municipal de Saúde e ao Conselho Superior do Hospital César Leite para conhecimento do problema.

Sem o pagamento, o Hospital César Leite fica impossibilitado de arcar com a manutenção da prestação de serviços pactuada entre a Unidade e o Fundo Municipal de Saúde.

Nesse sentido, os médicos que estão sem receber o pagamento de Janeiro de 2015 serão obrigados a suspender o atendimento à população, mantendo, somente, a escala de urgência e emergência.

O Hospital César Leite é referência em saúde há 88 anos na região de Manhuaçu e quer continuar prestando um serviço médico de qualidade e eficiência à toda população, no entanto, precisamos mais uma vez da compreensão e do apoio da comunidade, face a demora injustificada no repasse para o pagamento dos médicos.

Manhuaçu (MG), 26 de Fevereiro de 2015 – Sebastião Onofre Carvalho – Provedor

O tema foi discutido na reunião do Conselho de Saúde na quarta-feira, 26/02. Veja:

https://www.manhuacunews.com.br/2015/02/26/manhuacu-conselho-de-saude-cobra-mais-acoes-da-secretaria-de-saude-saude-esta-precaria-diz-presidente-do-cms/

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *