Manhuaçu: Diretoria da OAB se reúne com novo juiz federal

oab-visita-juiz-federal-2 oab-visita-juiz-federal-manhuacuNa quinta-feira, 12/02, o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, acompanhado do vice-presidente, Fernando Cezar Miranda, do tesoureiro, Antônio de Carvalho da Silva, do conselheiro da subseção, Célio Moreira Bastos Júnior e do conselheiro seccional, Fauze Gazel Júnior, esteve reunido com o novo juiz federal titular da Subseção Judiciária de Manhuaçu, Renato Grizotti Júnior. O encontro foi pautado por assuntos institucionais.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “a visita ao novo juiz federal de Manhuaçu teve o objetivo de discutir assuntos institucionais, pois entendemos que o diálogo franco, transparente, respeitoso e prudente deve nortear toda e qualquer relação estabelecida, principalmente, entre a advocacia e o Poder Judiciário. Embora inexista hierarquia, nem subordinação entre advogados, magistrados e promotores de justiça, é fundamental que estabeleçamos uma relação de harmonia entre advogados e magistrados para o bom andamento da Justiça, pois precisamos de sinergia para enfrentarmos questões que desafiam a atenção e dedicação de todos os operadores do Direito”, ressaltou.

“Queremos definir conjuntamente a melhor metodologia de trabalho, numa evidente postura que atenda os interesses da advocacia e da sociedade, garantindo que a prestação jurisdicional seja eficaz, justa e disponibilizada em tempo razoável. E uma das ideias que surgiram durante a visita foi justamente a implantação do Serviço de Conciliação na Subseção Judiciária de Manhuaçu, cujo objetivo será o de promover a resolução consensual de conflitos de interesses entre as partes, por meio da conciliação e da mediação, no âmbito da Vara e do Juizado Especial Federal da subseção”, destacou o presidente da OAB Manhuaçu.

Alex Barbosa de Matos assegurou ainda que “aprofundaremos os debates com o juízo federal local para que possamos implantar esse modelo inovador de justiça, com o objetivo de garantir que a empreitada da mediação seja solidamente estabelecida e eficazmente conduzida, para uma solução que atenda aos interesses da sociedade e evite que a disputa judicial seja construída”, pontuou.

O presidente da OAB Manhuaçu sugeriu ao juiz federal Rogério Grizotti Júnior “que seja firmado um convênio entre a Justiça Federal de Manhuaçu e a 54ª Subseção da OAB/MG para que os mediadores sejam escolhidos entre os advogados inscritos na subseção e que não militem no juízo federal, permitindo, pois, que a mediação e conciliação sejam alcançadas por quem realmente possui conhecimento técnico, capaz de auxiliar as partes a resolver os conflitos sociais instalados”, concluiu.

Para o conselheiro da OAB/MG, Fauze Gazel Júnior, “as instituições devem caminhar juntas, ombro a ombro, pois a cidadania e a sociedade são objetivo em comum ao Judiciário e à OAB, muito embora esse caminhar juntos não significa mitigar prerrogativas ou violar normas regimentais. Esse caminhar juntos deve significar ‘abaixar as armas’ e entender que instituições geridas por pessoas polidas e éticas podem e devem sentar à mesa e discutir seus problemas em comum, suas intercorrências com educação, polidez, e mantendo a mesma altivez e ética. O encontro de hoje com o juiz federal Renato Grizotti Júnior, com a finalidade de lhe dar boas vindas em nome de toda classe, é o resumo de tudo isso. Saímos tão orgulhosos de nossa missão como entramos”, enfatizou.

O juiz federal Renato Grizotti Júnior agradeceu a presença da diretoria da OAB Manhuaçu e disse que a visita institucional é muito importante. “A OAB, enquanto entidade que representa a classe dos advogados e sendo esta essencial para a administração da Justiça, tem papel fundamental na interlocução das duas entidades. Reitero que a Justiça Federal está de portas abertas para receber sugestões que venham de encontro aos interesses dos nossos jurisdicionados”, finalizou.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *