Manhuaçu: Conselho inicia revisão do Plano de Saneamento Básico

O Plano Municipal de Saneamento Básico começou a ser revisado em Manhuaçu, em atendimento à Legislação que determina a sua atualização a cada quatro anos. Formalizado a partir de estudos e propostas elencadas em audiências públicas, o documento prevê melhorias nas áreas de abastecimento de água, drenagem, tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos (lixo).

Para este fim, o Conselho Municipal de Saneamento Básico, apoiado da Prefeitura de Manhuaçu – por meio das Secretarias M. de Meio Ambiente e de Agricultura-, instituiu o Comitê de Coordenação da Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico, durante reunião ordinária no último dia 03/09.

O referido comitê é composto por representantes do poder público e Sociedade Civil, sendo eles: Sandra Cerqueira, Chefe de Gabinete; Áureo Adriano da Silva, SAAE; Olivia Moreira Francisco, COAMMA; Alexandre Ribeiro e Juliana Regina Cabral, Secretaria M. de Meio Ambiente.

Agora, o comitê iniciou a revisão do plano, sob a tutoria de instrutores da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e do CISAB/ Zona da Mata (Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Zona da Mata de Minas Gerais).

Para aprofundar os conhecimentos dos trabalhos a serem desenvolvidos, os integrantes do comitê participaram de capacitação ‘Revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico’, em Viçosa, no último dia 20. O treinamento prosseguirá na UFV, possibilitando amparo técnico a estas ações.

Ao todo, o comitê já realizou três reuniões e está em processo de conclusão da etapa inicial, relacionada ao ‘Diagnóstico e Caracterização do Município’.

Nesta quarta-feira, 25/09, o comitê avançou ao estabelecer grupo técnico de trabalho para o eixo ‘Drenagem Urbana’. Nos próximos dias, serão instituídos os grupos para os demais setores (abastecimento, tratamento de esgoto e destinação de resíduos sólidos), além da mobilização social que contempla os delegados eleitos e lideres sociais.

A previsão é que a revisão do plano seja concluída em fevereiro de 2020, juntamente com a conclusão do curso.

Informações SCS – Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *