Manhuaçu: Coamma recebe o prefeito Nailton Heringer

coamma- reuniaoO Prefeito Nailton Heringer compareceu à reunião do COAMMA – Conselho das Associações de Moradores de Manhuaçu, no domingo, 07/02, na sede da entidade, no Bairro Alfa Sul. Ele relatou as ações que estão sendo executadas no município e incluídas no plano de governo.

Na abertura, representantes da coordenação do COAMMA fizeram um breve relato sobre as conquistas que vem alcançando ao longo dos seus vinte anos de existência.

Em seguida, o Prefeito Nailton Heringer apresentou pontos importantes que visam manter o crescimento do município, como o projeto de construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto. O Prefeito explicou que ele foi mal projetado e impossível de ser viabilizado. Os custos são altos e apenas 20% da população seria atendida com o tratamento de esgoto. “Não temos como executar a obra da ETE devido à notificação de erros graves no projeto. São muitas as formalidades, mas o Governo Municipal não pode arcar com a irresponsabilidade de um projeto que não vai resolver o problema” – completou o Prefeito.

Considerando a grande dimensão territorial do município de Manhuaçu, o prefeito esclareceu que o dinheiro do município, como o FPM – Fundo de Participação dos Municípios – são reduzidos e insuficientes para atender as demandas e sanar com todos os problemas de Manhuaçu. Contudo, a Administração municipal vem incansavelmente buscando novos recursos e soluções junto aos governos estadual e federal a fim de continuar as melhorias previstas.

O prefeito lembrou as reformas das duas creches nos Distrito de Santo Amaro e em Bom Jesus, além das demais que estão programadas para serem construídas e reformadas, como as cinco novas unidades que vão contemplar os distritos e a sede. Serão mais de oitocentas vagas disponíveis para as crianças de todo o município. Os recursos são provenientes do Governo federal que se compromete em liberar a verba para ainda este ano.

Sobre a obra do trevo, o prefeito disse que as mudanças vão evitar consideravelmente acidentes no trecho que é muito movimentado. Ele reconheceu a necessidade urgente de oferecer segurança nos pontos de maior fluxo de veículos e pedestres. Como solução mais urgente, a Prefeitura está colocando quebra-molas, pois considera que é a melhor maneira e a mais viável, por enquanto, de educar os motoristas.

Foi solicitada a construção de passarelas na BR 262. Com muito otimismo, o Prefeito Nailton Heringer justificou que com o anúncio oficial do Governo federal em dar continuidade à duplicação da BR 262, seria desnecessário a construção das passarelas, já que todo o trânsito pesado sairia de dentro da cidade. A duplicação também vai beneficiar o trecho que liga até Realeza. “É mais um ganho significativo para o município, porque vai reduzir os índices de acidente neste local de alto fluxo de veículos que dá acesso a Manhuaçu”.

Questionado sobre a limpeza do Rio Manhuaçu, o prefeito explicou que o serviço foi minuciosamente analisado, autorizado e licenciado por órgãos ambientais e está sendo acompanhado de perto pela Administração municipal. Ele disse ainda que tem pensado e estudado maneiras para retirar o entulho do Rio Manhuaçu sem danificar as moradias e prejudicar os moradores que residem em áreas ribeirinhas. Mas, que o importante é a conscientização da população em preservar a limpeza do rio, evitando jogar lixo e entulhos.

Mais uma boa notícia anunciada na reunião são as vagas de emprego abertas após a conclusão das obras do novo fórum no Bairro Bom Pastor. A obra, de 3.600 m², deve ser entregue nos próximos meses.

A reunião contou com a presença também dos secretários municipais, representantes da câmara de vereadores e de grande parte de presidentes das associações de bairros, além da equipe do Consórcio “Em Vida”, que oferece vários serviços na área de saúde em Manhuaçu.

O prefeito e o secretariado presentes ouviram as reivindicações dos integrantes do COAMMA, como a instalação de uma rede de esgoto no Bairro Santana. Aproveitando a oportunidade, o Governo municipal informou que já estão sendo providenciadas esta obra nos bairros Matinha e Santa Terezinha.

De acordo com o presidente do COAMMA, Vasco Fernando Mota Rodrigues, este encontro foi importante para aproximar o Governo municipal das questões abordadas pela comunidade, por meio da Associação. “Assim, Prefeitura, população e COAMMA se fortalecem em torno das melhorias para o nosso município” – enfatiza Rodrigues.

Entre esclarecimentos e reivindicações, a presidente do Conselho Municipal da Educação, representante da comunidade do Bairro Lajinha, Zandra de Fátima Lopes da Rocha, elogiou o bom funcionamento do transporte público para as crianças em idade escolar.

Com muita ênfase, o Prefeito Nailton Heringer disse que as demandas são muitas e deixou claro que gostaria de ouvir toda a população, mas colocou todo o secretariado a disposição da comunidade, pois eles estão preparados e tem ligação direta com o prefeito sobre as questões levantadas. Segundo ele, cada secretaria tem suas funções e a principal é de levar até ao prefeito as solicitações da população. “O secretariado representa o Governo e tem a missão de manter uma relação harmoniosa com o público” – completa.

Com a aproximação da realização da Feira da Paz a secretária municipal de Cultura, Mariza Helena Klein, convidou a comunidade e entidades para uma reunião, dia 11, ás 18hs, no Centro Cultural, para esclarecer aos interessados em colocar barracas no evento. Mais uma forma do Governo municipal oferecer alternativas para a geração de renda para as entidades.

O prefeito alertou sobre o problema da falta de água e pediu a contribuição da população na questão da economia. “Mudar os hábitos do uso da água, economizar, reaproveitar são as maneiras mais indicadas para que água não falte” – lembrou Nailton Heringer, que enfatiza que a situação é crítica em todo o país. “Precisamos agradecer a Deus pela chuva que está caindo em Manhuaçu para não faltar água, restabelecer os reservatórios e mananciais, consequentemente, garantindo a produção dos alimentos com o trabalho do homem do campo” – finalizou o prefeito.

Com informações da Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *