Manhuaçu: Aulas da rede municipal começam na próxima semana

educacao-manhuacuO ano letivo da rede municipal de ensino de Manhuaçu inicia-se na próxima terça-feira, 03/01, com grandes expectativas por parte da Secretaria Municipal de Educação. Após um período intenso de planejamento, a equipe se prepara para o pontapé inicial em um ano de novidades e avanços na educação do município. A secretária da pasta Gelvânia Câmara e as coordenadoras de educação pré-escolar e fundamental, Elaine de Carvalho e Telma Natal, receberam a nossa reportagem para comentar sobre as perspectivas e novidades no setor.

“Estamos buscando melhorias para a educação do nosso município, como sempre foi nosso alvo” – destaca a secretária. Segundo ela, uma das metas da Secretaria Municipal de Educação para o ano é a parceria com um sistema educacional: “Queremos que nossas escolas sejam atendidas por um sistema que visa melhoria de qualidade. Ainda não concluímos esse trabalho, mas tudo indica que ficaremos com um produto que trará fundamentos para que nossos alunos tenham a mesma educação de uma escola particular. Acreditamos numa educação sem diferenças e buscamos isso” – enfatiza Câmara ao ressaltar que diversos projetos já foram analisados e que o próximo passo é o processo licitatório.

Organização e capacitação

Pela primeira vez neste ano, a Secretaria de Educação de Manhuaçu entregou aos professores o calendário escolar ainda no mês de dezembro passado, bem como a Portaria que fundamenta questões técnicas e administrativas das escolas, o que facilita a organização. “Também iniciamos em dezembro a preparação de material de estudo da equipe pedagógica do ensino fundamental. Queremos oferecer um material mais adequado aos nossos professores” – acrescentou Elaine de Carvalho. “Esse também é nosso objetivo: dar mais amparo aos nossos docentes. Estamos preparando oficinas de conteúdo, já com datas marcadas, para capacitá-los. Nosso encontro será direto com eles” – diz.

“Já temos uma preocupação com o que atinge o conhecimento geral da criança, no âmbito integral. Nossa equipe se preocupa com isso no sentido de que o aluno seja ativo na sociedade, um sujeito pensante” – comenta Telma Natal, que acrescenta: “No pré-escolar, teremos oficinas elaboradas para os professores dentro dos conteúdos que são trabalhados. Também vamos trabalhar com os monitores nas creches, com palestras sobre primeiros socorros. Teremos o concurso público, vários profissionais vão chegar e eles precisam desse treinamento”.

Outro projeto iniciado em 2013 e que continua em 2015 é o Pacto Nacional de Educação, programa do Governo Federal que visa à alfabetização na idade certa. “O programa capacita os professores dos anos iniciais para que ele leve esse aluno a ler e escrever nos primeiros anos de idade. Aqui em Manhuaçu temos visto resultados de forma intensiva na avaliação dos alunos”, enaltece Câmara.

No ano de 2014, as 76 unidades escolares municipais, entre creches, pré-escola e ensino fundamental, receberam cerca de sete mil alunos e a expectativa da Secretaria de Educação de Manhuaçu é que esse número cresça em 2015. “Vamos iniciar o ano no dia dois, quando todas as escolas estarão se reunindo com seus professores para planejamento, vislumbrando todas as atividades que estão previstas no calendário 2015” – explica a secretária. As coordenadoras pedagógicas ainda lembraram que nesse ano, as creches funcionaram durante o mês de janeiro, com o objetivo de atender aos pais cujas férias não coincidem com as dos filhos. O CAIC também teve seu calendário modificado. O ano letivo no local tem início em março devido às reformas que estão em curso no prédio. Outros avanços e melhorias estão a caminho: já tiveram início a construção da escola na Comunidade do Manhuaçuzinho e as reformas nas creches dos distritos de Bom Jesus e Santo Amaro.

Secretaria Municipal de Comunicação Social – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *