Evangelho (Mc 1, 21b-28)

AUTOESCOLAMANHUACU

Anúncio Site Belles Stúdio Pilates 130X680

No sábado, Jesus foi à sinagoga e pôs-se a ensinar. Todos ficaram admirados com seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade, não como os escribas. Entre eles na sinagoga estava um homem com um espírito impuro; ele gritava: “Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: o Santo de Deus!”. Jesus o repreendeu: “Cala-te, sai dele!”. O espírito impuro sacudiu o homem com violência, deu um forte grito e saiu. Todos ficaram admirados e perguntavam uns aos outros: “Que é isto? Um ensinamento novo, e com autoridade: ele dá ordens até aos espíritos impuros, e eles lhe obedecem!”. E sua fama se espalhou rapidamente por toda a região da Galileia.

Comentário

O ensinamento de Jesus expressa sua coerência

Jesus é um judeu de fé e praticante. Um dos traços de Jesus apresentado pelo evangelho de Marcos é que ele está sempre ensinando; é um Mestre. Em nossa perícope, o ambiente do ensinamento é o da liturgia sinagogal, durante o descanso sabático. No entanto, quanto ao conteúdo específico do ensinamento, o ouvinte ou leitor do evangelho não é informado. O evangelista centra a sua observação na reação das pessoas diante do ensinamento de Jesus: admiração. A causa da admiração é que Jesus ensina com autoridade, isto é, no ensinamento de Jesus é expressa sua coerência, o acordo interno de si consigo mesmo. Essa coerência faz de Jesus uma pessoa crível, distinguindo-o dos escribas e dos fariseus, criticados com frequência nos evangelhos como hipócritas. A hipocrisia é o reino da aparência e da representação. Mas, onde surge o mal, superabunda a graça. Jesus é mais forte que qualquer força maligna; o Cristo de Deus vence e destrói o mal que desfigura e escraviza o ser humano. Este é o ensinamento a reter: no Cristo todo mal já está vencido!

Pe. Carlos Alberto Contieri – www.paulinas.org.br

ORAÇÃO AO DIVINO PAI ETERNO

Aqui estamos para prestar-vos a nossa homenagem.

Nós cremos em vós, Pai Eterno, nosso Pai e nosso Criador.

Confiamos em vossa bondade e poder.

Queremos amar-vos sempre, cumprindo vossos mandamentos e servindo ao vosso Filho Jesus, na pessoa de nossos irmãos.

Nós vos damos graça pelo vosso amor e pela vossa ternura.

Vós nos atraís ao vosso Santuário e nos acolheis de braços abertos. Vós nos guiais com os ensinamentos do vosso Filho, Nosso Senhor, e nos dais sempre o vosso perdão.

DIVINO PAI ETERNO, QUEREMOS CONSAGRAR A VÓS:

Nossas famílias, para que vivam em paz e harmonia;

Nossas casas, para que sejam iluminadas pela vossa presença.

Nossas alegrias, para que sejam santificadas pelo vosso amor.

Nossas preocupações, para que sejam acolhidas em vossa bondade;

Nossas doenças, para que sejam remediadas com a vossa misericórdia;

Nossos trabalhos, para que sejam fecundos com a vossa bênção.

DIVINO PAI ETERNO,

Recebei a homenagem da nossa fé, fortalecei a nossa esperança e renovai o nosso amor. Dai-nos o dom da paz e da fidelidade à vossa Igreja. Pela intercessão de Nossa Senhora, mãe do vosso querido Filho, dai-nos a perseverança na fé e a graça da salvação eterna.

Amém!

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *