Vida e Saúde: Verão pode ser um grande motivador na hora de alimentar-se melhor

veraoAproveite a época mais quente do ano para apostar em alimentos mais refrescantes e incluir exercícios físicos em sua rotina.

O verão não é apenas uma estação: ele traz consigo um estilo de vida. Ao pensar no verão, as pessoas geralmente lembram-se de coisas boas, como o calor, férias, 13º salário, praia, exercícios físicos, alimentos saudáveis, água fresca, etc. O verão é praticamente o objetivo de todas as pessoas: elas trabalham durante o ano todo para chegar o verão; malham o ano todo para estar com o corpo perfeito no verão. Porém, quando ele chega, muitos se descuidam, principalmente na alimentação.

Para aproveitar a época mais querida do ano com todas as coisas boas que ela traz, o ideal é continuar mantendo a rotina saudável e investir em alimentos que ajudem a manter o corpo hidratado e em forma, deixando de lado aqueles ricos em gordura e com excesso de carboidratos.

Segundo a nutricionista Paula Souza Borges, para manter-se saudável durante esse período é necessário manter uma rotina de alimentação e não esquecer-se jamais de tomar água para evitar desidratações. “Para aqueles que não sentem-se confortáveis ao consumir água, pode-se optar por chás e sucos naturais, porém, é preciso ficar atento: sucos são ótimas fontes de vitaminas e minerais, mas alguns são muito calóricos. O ideal, nesses casos, é não acrescentar açúcar. Já em relação aos chás, opte pelos claros, de ervas, que são mais hidratantes”, sugere Paula. Além disso, também é legal voltar a atenção para as bebidas alcoólicas: “elas são calorias vazias, engordam, não trazem benefícios para a saúde e ainda podem prejudicar a hidratação do corpo. Portanto: atenção redobrada”, comenta.

Na hora de se alimentar, o ideal é optar por alimentos de fácil digestão, como saladas com vegetais crus, frutas, alimentos ricos em fibras, etc. “Uma dica na hora de fazer salada é não acrescentar produtos como maionese, queijos cremosos e molhos industrializados, eles possuem alto teor de gordura e valor calórico – ao invés deles, opte por temperos como limão, azeite de oliva extravirgem, e ervas como manjericão, hortelã e alecrim”, aconselha a nutricionista.

Mas não se vive só de salada. Cereais integrais, biscoito de polvinho quando der vontade de comer uma “besteirinha”, picolés de frutas e carnes também são uma boa escolha para o verão. “Mas é preciso prestar atenção: na hora de comer carne, opte pelas magras, que são mais facilmente digeridas e saudáveis, Peixes, carne branca de aves e cortes de carne vermelha mais magros são a melhor alternativa para essa época”, lembra Paula.

O lado bom disso tudo é que o próprio calor faz com que as pessoas deixem de lado a vontade de ingerir alimentos muito gordurosos de forma natural. “É normal que no inverno nós tenhamos o hábito de comer comidas mais quentes, corpulentas e calóricas. Já o verão faz o sentido inverso: deixa as pessoas com vontade de comer coisas leves e frescas – então embarque nisso e mantenha-se saudável”, conclui Paula.

Paula Souza Borges – www.minhavida.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *