Esporte: Atletas manhuaçuenses de BMX comemoram ano de conquistas

bmx-1 bmx-2O ano de 2014 está sendo muito comemorado pelos pilotos de BMX de Manhuaçu. Graças ao apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, os atletas puderam participar das cinco etapas do Campeonato Mineiro. Mesmo ainda no início de uma parceria que deve render ainda mais frutos, vários resultados importantes foram conquistados.

No ranking geral do estado, alguns atletas conseguiram permanecer entre os três primeiros: Sérgio Edmundo Neto, 1º lugar na categoria Expert até 6 anos; Marcelo José Pernambuco, 2º lugar na Expert 15 anos; Francisco Júnior de Carvalho, 3º lugar na Junior Man; Vinicius Dias da Silva, 2 º lugar e Jonathan dos Santos Viana 3º lugar, ambos na Cruizer 17\24 anos; Anderson Mendes Ramalho e Isaque Marques, ambos na Cruizer 30\34 anos; Vinicius Gonçalves, 3º lugar na Cruizer 35\39 e Marlon Goulart, 2º na categoria Mountain Bike.

“Esse foi um ano de vitórias para o esporte de Manhuaçu, mas para o BMX foi um ano realmente histórico. Inauguramos a nossa tão sonhada pista já com uma corrida importante e ainda contamos com a aprovação e elogios dos principais pilotos do estado”, comemorou Vinicius Gonçalves, piloto manhuaçuense de BMX.

Para meados de 2015, os atletas da cidade devem participar da 4ª etapa do Campeonato Mineiro, além das tradicionais corridas regionais. “Afirmamos que a história da Pista Clube do Sol, está apenas começando”, comentou Vinicius.

História

Desde o começo da década de 80, crianças e adolescentes de Manhuaçu  já se arriscavam no esporte BMX, mais conhecido no Brasil como Bicicross. É uma corrida de bicicletas em um percurso curto, com várias rampas a serem ultrapassadas, exigindo dos atletas força e técnicas apuradas para vencer os obstáculos e chegar na frente. Desde então, pequenas pistas foram construídas em Manhuaçu, algumas em terrenos particulares que com o tempo foram destruídas para utilização em outros fins.

Na década de 90, as pistas foram se aprimorando, acompanhando a evolução do esporte. Corridas regionais vinham acontecendo e pilotos de Manhuaçu começaram a se destacar em competições de níveis estaduais e nacionais.

Mas 2014 foi um ano histórico para o BMX de Manhuaçu, pois foi inaugurada a Pista Municipal Clube do Sol situada na BR 262 km 33. Em uma parceria do Clube de BMX de Manhuaçu e da Prefeitura Municipal, a pista foi construída com dimensões oficiais, podendo sediar competições de nível nacional. Agora a juventude de Manhuaçu conta com mais lugar voltado para o esporte e o lazer.

Em sua inauguração no dia 19 de  outubro, sediamos pela primeira vez uma etapa do conceituado Campeonato Mineiro de BMX da FMC\ FMBX (Federação Mineira de Ciclismo e Federação Mineira de Bicicross) autoridades municipais prestigiaram o evento. Os presentes puderam assistir junto a um considerável público acirradas disputas e vitórias, como a do piloto de Manhuaçu Marlon Goulart na categoria Mountain Bike, que venceu a etapa numa corrida emocionante.

A pista foi elogiada por todos, inclusive pelo narrador oficial “Manga Rosa”, que repetiu várias vezes em alto e bom som, que aquela era “a melhor pista do estado na atualidade”.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *