Manhuaçu: Conselho de Saúde discute situação da Dengue. Pode haver 16 mil casos na cidade

DSC01406Os conselheiros de saúde de Manhuaçu estiveram reunidos no dia 20/11, para debater vários assuntos ligados a saúde pública do município. A reunião foi realizada mais uma vez no auditório da Secretaria Municipal de Saúde com a presença de conselheiros da cidade, distritos e povoados. Dentre os assuntos o que mais se destacou foi o risco de uma epidemia de Dengue, bem como de uma nova doença: Chikungunya. O Ministério da Saúde prevê para Manhuaçu cerca de 16 mil casos de Dengue para o verão 2014/2015.

Pacto pela saúde

Ana Lígia de Assis, do setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, apresentou os indicadores do Pacto pela Saúde do município. Embora esta apresentação deva acontecer mais no início do ano, somente agora, em novembro, foi possível realizá-la, o que se pretende mudar no ano seguinte, pois a pactuação, como é chamada, deve ser apresentada mais no início do ano, se possível até antes de o ano começar. Vários indicadores  foram explicados e os conselheiros tiveram suas dúvidas sanadas, mas cobrando a apresentação com mais antecedência e não no final do vigente.

Ações contra Dengue e Chikungunya

O setor de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde também participou da reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Foram apresentadas as ações que estão sendo desenvolvidas na cidade e nos distritos para combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue e agora também da febre Chikungunya, uma nova doença que coloca os organismos de saúde em alerta.  Conforme explicado na reunião, o Ministério da Saúde projeta para Manhuaçu uma estimativa de cerca de 16 mil casos de Dengue no verão 2014/2015.

Os conselheiros foram convocados para ajudar na divulgação da previsão alarmante para o município e sensibilizar as pessoas para que evitem deixar água parada, onde o mosquito coloca seus ovos. É preciso que as comunidades sejam mobilizadas com participação das equipes de saúde, escolas, igrejas, clubes de serviço, entidades e instituições. “A população precisa entender que se cada um fizer sua parte a cidade vencerá esta batalha contra o mosquito da Dengue”, disse Nelson de Abreu, presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS).

É bom que se diga que as pessoas infectadas pelo vírus da Dengue, têm um período de recuperação de cerca de 15 dias quando não há evolução para a forma hemorrágica. No caso da febre Chikungunya, quando são afetas as articulações, a pessoa acometida pode ter sequelas da doença por até 10 anos, tornando-a até incapaz de trabalhar. A situação é grave e urge que todos assumam sua parte para diminuir os riscos.

Ao final da explanação, o presidente do CMS, Nelson de Abreu, solicitou que o setor de Vigilância Ambiental apresente os números de casos de Dengue em todas as reuniões do Conselho.

Outros temas abordados

Foi solicitado aos conselheiros que sejam mais firmes no acompanhamento às demandas do CMS para garantir que a população de Manhuaçu tenha uma saúde melhor.

Foi pedida ainda a resolução de um problema que tem trazido transtorno na unidade de saúde do bairro Catuaí. No local, existem aberturas no imóvel por onde estão entrando pombos que invadem a sede da unidade de saúde.

Os conselheiros cobram ainda um novo acesso para pessoas idosas e deficientes na policlínica Casa Azul, onde há uma escada que dificultada este acesso, embora exista uma rampa que poderia ser usada mas que fica fechada por um portão por motivo de segurança. O Secretário de Saúde, José Rafael,  informou que a policlínica será transferida para o antigo CEI Central, na rua Desembargador Alonso Starling, onde o acesso será melhorado.

Também destacou-se na reunião de Conselho de Saúde, a preocupação de seus membros com denúncias de cobranças indevidas a pacientes do SUS nas dependências do Hospital César Leite por parte de profissional da área médica. Não foi citado nenhum nome.

O secretário de Saúde, José Rafael, pediu um acompanhamento da comunidade de São Pedro do Avaí na tentativa de observar e identificar vândalos que vão até a unidade de saúde e desligam o medidor de energia elétrica, pois este ato dá prejuízos enormes, um deles a perda de vacinas que necessitam de refrigeração constante.

Outro pedido feito na reunião é que o Conselho de Saúde encaminhe ofício a Secretaria de Obras solicitando a limpeza de um córrego em Bom Jesus de Realeza, onde a infestação de pernilongos é enorme. Ainda em Bom Jesus, foi cobrada a regularização do transporte do médico às quartas-feiras, que permanece irregular.

Foi pedida ainda que o CMS cobre a reforma na creche da Fumaph, onde estão são recebidas centenas de crianças. Com a estrutura ruim, há risco iminente quanto à saúde das crianças e dos profissionais que trabalham lá. Esta mesma preocupação também foi demonstrada quanto a situação da Escola CAIC.

Luiz Nascimento, informações Conselho de Saúde de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *