Manhuaçu: Seminário promove Dia Nacional da Consciência Negra

oab-1 oab-2 oab-3 oab-4Aconteceu nesta quinta-feira, 20/11, no anfiteatro da Câmara Municipal, o IV Seminário Regional de Política de Promoção Social pela igualdade racial, com o tema: “Vivenciando Valores Civilizatórios Afro-Brasileiro”, promovido pela Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu e o Conselho Municipal de Promoção pela Igualdade Racial. O seminário faz parte da homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, lembrado nesta quinta.

O evento reuniu diretores e alunos de escolas municipais e estaduais, além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo. O público presente teve a oportunidade de assistir à várias apresentações dos alunos, que ressaltaram diversas características da vasta cultura afrodescendente. Além das manifestações culturais, o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, ministrou palestra acerca da importância em incentivar a reflexão sobre políticas públicas voltadas para promoção da igualdade racial, na expectativa de fortalecer o enfrentamento das desigualdades raciais e conscientizar a sociedade sobre a desigualdade, intolerância e o preconceito ainda existentes.

De acordo com o presidente da Associação do Movimento Cultural Negro de Manhuaçu, Marco Antônio Cabral, o evento acrescenta diálogos sobre temas raciais e amplia horizontes sobre novas políticas de combate ao preconceito “Estas ações são importantes para afirmar nossa capacidade enquanto ser humano, e serve para promover o dia da consciência negra, celebrado nesta quinta-feira. Em parceria com as escolas, instituições, e conselhos buscamos valorizar ainda mais nossas raízes culturais, tão importantes para o país”.

Marco Antônio Cabral agradeceu o apoio das escolas participantes e destacou a importância da educação na construção de uma sociedade mais igualitária. “Também avaliamos a criação da Lei Federal 10.639/03, que trata da obrigatoriedade do ensino de História, arte e Cultura nos currículos escolares”, explicou.

A secretária Municipal de Cultura e Turismo, Mariza Helena Klein, parabenizou Marco Antônio Cabral e todos os envolvidos na realização do seminário, e reconheceu que as desigualdades étnico-raciais ainda são latentes em nosso pais. “Uma bela atitude de todos os envolvidos por realizar este evento. Com belas apresentações artísticas dos alunos, e diálogos essências na busca de diretrizes que diminuam o racismo, que infelizmente ainda existe no Brasil e no mundo”.

vereador Cabo Anízio falou da importância do evento como instrumento de reflexão a respeito da história. “Neste dia relembramos a memória de Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra na luta pela libertação. Este evento é importante para fazer com que todos reflitam a respeito dos acontecimentos que os negros sofreram no passado”.

Para a secretaria Municipal de Educação, Gelvania Câmara Marques, inciativas como a realizada hoje, são importantes na elaboração de métodos de combate ao preconceito racial. “Acreditamos na ética e no respeito à vida. Costumo dizer que não necessitaria ter um dia se não houvesse preconceito. Porém, é um dia para refletirmos sobre as diferenças raciais e o quanto eles são prejudiciais ao ser humano, visto que somos todos iguais diante de deus. É momento de trabalharmos para eliminar os preconceitos raciais que ainda fazem parte de nossa sociedade”.

A secretária Municipal de Educação ressaltou as escolas que participaram do evento e a contribuição que a educação tem na construção de novos ideias para o futuro. “Estamos com a Escola Municipal Rita Clara Sete, do distrito de Santo Amaro, a Escola Municipal de Vila Nova, Escola Municipal Eni Alves Nogueiras, de Palmeiras, e a Escola Municipal São Vicente de Paulo (Caic Manhuaçu), são mais de 500 alunos envolvidos neste projeto. É gratificante ver tantos alunos envolvidos, pois através da educação vamos conseguir mudar o panorama de preconceito racial”, disse.

Com a Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *