Vida e Saúde: Vacinação de gestantes começou nesta segunda-feira nas unidades de saúde

vacina-gestanteA vacina DTPa começa a fazer parte do calendário de vacinação com o objetivo de diminuir a incidência e a mortalidade por coqueluche nos recém-nascidos. As doses começam a ser distribuídas nesta segunda-feira, dia 10/11, e são um reforço na imunização contra três doenças: tétano, difteria e a coqueluche.

Podem se vacinar mulheres que estejam entre a 27ª e 36ª semana de gestação. O objetivo é reduzir a transmissão da coqueluche entre recém-nascidos e garantir proteção indireta nos primeiros meses de vida, quando o bebê ainda não teve a oportunidade de completar o esquema vacinal. A expectativa da pasta é que 3 milhões de brasileiras sejam beneficiadas com a medida.

Segundo o Ministério da Saúde, dos 6.368 casos da doença registrados no país em 2013, cerca de 70% acometeram essa faixa etária, sendo a maioria em bebês com menos de três meses de vida e que ainda não completaram o esquema vacinal contra a doença. Em Minas, no mesmo ano, foram registrados 460 casos da doença, sendo 272 em crianças menores de um ano.

Segundo o Ministério da Saúde a vacina já faz parte do calendário nacional e disponível no sistema público de saúde.

Poliomielite

As crianças de seis meses a 5 anos que ainda não receberam a vacina contra a Poliomielite, devem ser vacinadas. Basta levar as crianças a uma unidade de saúde mais próxima. O atendimento de 08h00 às 17h00.

Luiz Nascimento, com informações do Ministério da Saúde – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *