Manhuaçu: OAB se reúne com provedor do HCL. Tema: Seminário de Saúde

oab-hcl-reuniaoNa quinta-feira, 05/06, o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, reuniu-se com o provedor do Hospital Cesar Leite (HCL) e presidente da comissão de bioética e biodireito da Subseção, Sebastião Onofre Carvalho. A assistente social e diretora administrativa do HCL, Ana Lígia de Assis Garcia também participou da reunião.

Durante o encontro ficou definido a realização do I Seminário de Saúde Pública de nossa região. O objetivo do seminário é criar um espaço democrático que permita a discussão por profissionais e autoridades de assuntos relacionados à realidade do SUS, a judicialização da saúde pública, o recolhimento e incineração do lixo hospitalar produzido por estabelecimentos de saúde, a internação compulsória de dependentes químicos e portadores de transtornos mentais, o gerenciamento de resíduos sólidos e seu impacto na saúde pública, dentre outros temas.

O presidente da comissão de bioética e biodireito e provedor do HCL, Sebastião Onofre Carvalho, destacou que o debate não poderia vir em melhor hora. “O objetivo do simpósio é mostrar para a nossa região como anda a saúde e o que se pode fazer a esse respeito. Queremos mostrar quais os defeitos deste trabalho e o que já está sendo feito dentro das nossas condições. A base principal do congresso é discutir em linhas gerais a saúde. Vamos abordar também temas como meio ambiente, internações hospitalares, funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), responsabilidades das pessoas que operam o SUS. Enfim, vamos discutir assuntos pertinentes à realidade da saúde regional”, pontuou.

Sebastiao Onofre Carvalho revelou ainda que “a realização deste simpósio sempre foi um sonho da 54ª Subseção da OAB/MG. Dentro da gestão do presidente Alex Barbosa, da qual faço parte como presidente da comissão de bioética e biodireito, surgiu essa excelente oportunidade para discutirmos tudo aquilo que pudermos sobre saúde regional. Precisamos trabalhar melhor o assunto e mostrar para a sociedade o que nós temos sobre o tema e o que podemos fazer para melhorar a saúde das nossas famílias”, ressaltou.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “a Constituição Federal coloca a vida como sendo o bem maior dos direitos fundamentais, destacando que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. No entanto, o que observamos é a decadência da saúde pública e o consequente sucateamento do SUS”, frisou.

Alex Barbosa enfatizou também que a dificuldade no acesso e a ineficácia dos serviços prestados na Atenção Primária têm contribuído cada vez mais para a superlotação dos hospitais públicos, onde milhares de brasileiros padecem nas filas, mendigando por uma simples consulta, um exame diagnóstico ou uma cirurgia eletiva. “O número deficitário de leitos obriga pacientes a passarem semanas acomodados no chão, em colchões ou em macas, largados nos corredores ou na recepção dos hospitais, à espera de um leito de enfermaria ou de UTI”, criticou.

Ele enfatizou ainda que “a crise na saúde pública decorre justamente da deficiência na estrutura física, a falta de disponibilidade de material-equipamento-medicamentos e a carência de recursos humanos. Estas situações violam não só a dignidade humana dos usuários do SUS, mas também dos profissionais de saúde que são obrigados a conviverem diariamente com cenas fortes. A população e os profissionais de saúde pedem socorro”, concluiu.

Homenagem ao HCL

No próximo dia 09/06, a partir das 20 horas, o Hospital César Leite (HCL) será homenageado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelos relevantes serviços prestados à população de Manhuaçu e toda região.

Fundado em maio de 1927, o Hospital César Leite é referência no cenário da saúde de Minas Gerais. Segundo dados da Provedoria do HCL, ele conta com uma capacidade operacional de 217 leitos, além de realizar mensalmente cerca de 900 cirurgias, 300 partos e 1000 internações, atendendo a uma população flutuante de quase 600 mil habitantes, nos 23 municípios de sua abrangência.

Para o provedor do HCL, Sebastião Onofre Carvalho, o reconhecimento é muito gratificante. “Estamos felizes pela indicação. Isso representa os benefícios que o HCL faz para a saúde da região. Somente em 2013, cuidamos de quase 9 mil pacientes do setor público. Juntando com os particulares, ultrapassamos os 13 mil. O Estado reconhece a importância do HCL. Essa homenagem é dos funcionários, dos pacientes e do povo em geral que sempre nos apoiou”, destacou.

O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, disse que a homenagem é mais do que justa, diante do que o HCL representa para Manhuaçu e região. “Em nome da OAB Manhuaçu, parabenizo toda diretoria e profissionais da saúde que compõem e compuseram os quadros do HCL no decorrer de seus 87 anos de existência, por não medirem esforços para que a saúde e a vida de todos que foram atendidos ou internados na instituição, em momentos difíceis, tivessem o tratamento e a atenção necessários. Parabéns a todos vocês”, felicitou.

Fonte: Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu – [email protected]

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *