Manhuaçu: HCL comemora recursos liberados e agradece ao deputado João Magalhães

6-05-14 - geral JM HCL Visita (3)(1)O mês de abril foi importante para o Hospital César Leite, em Manhuaçu (MG). O hospital atende o município e mais dezenas de outros de Minas e do Espírito Santo. No mês que passou, a diretoria do HCL comemorou a liberação de recursos advindos de emendas na área de saúde liberadas pelo deputado João Magalhães, totalizando cerca 466 mil reais. Este repasse foi informado oficialmente pela diretoria à comunidade e também ao Conselho Municipal de Saúde (CMS), em sua última reunião ordinária.  Ainda na região, o hospital Belizário Miranda, de Lajinha, recebeu recursos da ordem de 142 mil reais. Ao todo, foram liberados cerca de 608 mil reais.

Apoio aos hospitais

O deputado João Magalhães já destinou várias emendas parlamentares para o hospital César Leite. Segundo ele, é uma forma de garantir que toda a região seja beneficiada, já que o HCL é o grande hospital regional de Manhuaçu.

Segundo o deputado João Magalhães, a maioria dos recursos de suas emendas parlamentares tem sido destinada para hospitais de cidades da região. Ele defende que a liberação dos recursos é fundamental para a manutenção desses hospitais, permitindo que tenham condições de manter os equipamentos em dia e de crescimento.

“É gratificante poder colaborar com um setor tão importante para a população. Saúde é um dos bens mais preciosos de nossas vidas. Auxiliar um hospital é gratificante. Tenho trabalhado nesse sentido há vários anos e os resultados estão aí para todos verem. Percebam como o Hospital César Leite melhorou. É isso que considero importante, pois o benefício chega efetivamente à população que precisa de atendimento. Investir na saúde da região é salvar vidas”, defende.

Agradecimento

O provedor do hospital César Leite, Sebastião Onofre Carvalho, ressaltou que o recurso do convênio será destinado para a compra de materiais hospitalares e manutenção. Sebastião Onofre também salientou a importância dos recursos e enalteceu a atuação do parlamentar, que não tem medido esforços para auxiliar o Hospital César Leite.

Na Câmara de Manhuaçu, o vereador Fernando Lacerda, que já foi provedor do HCL, também elogiou a importância desse repasse de recursos. “Temos que reconhecer o trabalho desempenhado pelo deputado João Magalhães ao longo dos anos. Ele sempre ajudou o Hospital César Leite e é assim que toda a região está sendo beneficiada”, destacou.

Curso de medicina

Ainda no mês de abril, o deputado federal João Magalhães anunciou a liberação do curso de medicina para Manhuaçu.  A autorização partiu da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (MEC). O curso terá 30 vagas/ano e será ministrado no campus Alfa Sul da Faculdade de Ciências Gerenciais de Manhuaçu (FACIG).

O deputado comemorou a liberação do curso fazendo a seguinte consideração: “a partir de hoje muda a página da história de Manhuaçu, em seus 136 anos de emancipação política, os jovens da região poderão realizar o curso de medicina no município”.

Oficial

O anúncio oficial da publicação da portaria 234, de 15 de abril de 2014, foi feito na quarta-feira, 16/04, pelo deputado. A publicação está na página 15 do Diário Oficial da União.

Conforme o deputado João Magalhães esta é uma maiores conquistas de toda a região da qual pude participar diretamente para que isso fosse realizado ainda nesse semestre. O curso de medicina vai abrir novas possibilidades para Manhuaçu e região. A cidade já é referência em saúde, agora conseguimos dar um novo e grandioso passo. O deputado parabenizou a FACIG, seu diretor e corpo de professores.

O deputado João Magalhães e o diretor da FACIG Thales Hannas estiveram com o Ministro da Educação José Henrique Paim e o Secretário de Regulação e Supervisão de Educação Superior do Ministério da Educação, Jorge Rodrigo, no final do mês de março para discutirem a publicação da portaria de autorização.

Ainda segundo o deputado João Magalhães, a FACIG recebeu avaliação da comissão do MEC com nota excelente e depois foi aprovada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) com um projeto primoroso. “Faltava apenas esse último passo e pudemos viabilizar para que isso fosse agilizado. Conseguimos essa conquista. Manhuaçu e região agora têm curso de medicina”, declarou João Magalhães.

Provas

A FACIG já está em campanha para realização da provas marcadas para o dia 07/06. As aulas começam dia 1º de agosto.

Luiz Nascimento, com informações da Assessoria de Imprensa

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *