Manhuaçu: homenagens a Dom José Moreira na Matriz de São Lourenço

velorio-bispo-dommoreira-manhuacu-mg

Velório na Matriz de São Lourenço, em Manhuaçu

Missa-tres-lagoas2

Missa em Três Lagoas, Mato Grosso do Sul

Embarque-Moreira

Embarque em Três Lagoas (MS)

O corpo de dom José Moreira Bastos Neto, morto no último sábado, 26/04, após um infarto, em Três Lagoas (MS), está sendo velado na Matriz de São Lourenço, em Manhuaçu (MG), desde as 14:00, desta segunda-feira, 28/04.

O corpo saiu de Três Lagoas na tarde de domingo, 27/04, passando pela catedral de Caratinga (MG), cidade onde dom José Moreira trabalhou por vários anos. Depois foi levado para Simonésia (MG), sua cidade natal. De lá, foi transladado para Manhuaçu onde passou sobre o caminhão do corpo de bombeiros pelas principais ruas da cidade, chegando à igreja matriz.

As homenagens a dom José Moreira serão feitas até esta terça-feira, 29/04, quando será celebrada missa de corpo presente, às 10:00. São esperadas centenas de fiéis, amigos e familiares de dom Moreira. Após a missa, o sepultamento acontecerá no cemitério municipal de Manhuaçu, onde está sepultado o pai do bispo, senhor José Moreira Bastos.

simonesia-dom-moreira-despedida

Homenagens na Matriz de São Simão, em Simonésia

Dom Moreira tinha 61 anos, sendo natural de Simonésia, Minas Gerais, onde nasceu no dia 25 de janeiro de 1953. Formado em História pela Faculdade de Filosofia de Caratinga, e em Filosofia e Teologia pelo Seminário Diocesano de Caratinga. Foi ordenado padre em 28 de outubro de 1979.

Como padre acompanhou a Pastoral da Juventude e as CEB’s na Diocese de Caratinga e micro-região Centro de Minas Gerais. De 1998 a 2005 foi reitor do Seminário da Diocese de Caratinga.

Foi ordenado bispo da Diocese de Três Lagoas em 19 de abril de 2009. No regional Oeste 2 da CNBB, que corresponde ao estado de Mato Grosso do Sul foi indicado para ser o bispo acompanhante do CIMI, da CPT e demais pastorais sociais.

Em março de 2012 também foi indicado como bispo acompanhante das CEB’s. Participa da Comissão Regional de Justiça e Paz. Em âmbito nacional integra a Comissão Oito da CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Foi eleito vice-presidente da CPT, pela XXIV Assembleia Geral, no dia 30 de março de 2012.

Prefeito Nailton Heringer lamenta a morte dom José Moreira

O prefeito de Manhuaçu, Nailton Heringer, lamentou o falecimento do bispo de Três Lagoas (MS), dom José Moreira Bastos Neto, aos 61 anos, na tarde deste sábado, 26/04, com a seguinte nota:

“É com pesar que recebi a notícia da morte do bispo José Moreira Bastos Neto. A família cristã em todo mundo está de luto, pois perdeu um ilustre filho. Os desígnios de Deus são chaves indecifráveis do mistério que Ele guarda para seus filhos. O que nos conforta é ter a certeza de que ao trilhar os caminhos do senhor, José Moreira reservou um lugar ao lado do Pai. Externo aos familiares e amigos o meu mais profundo pesar. José Moreira foi um exemplo de ser humano para todos nós”, lamentou o prefeito Nailton Heringer

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *