Elera Renováveis apoia projeto ambiental na Mata do Sossego

ambiente2 ambiente1 ambiente3 ambiente4
<
>

Considerado um dos biomas mais ricos do planeta graças a sua biodiversidade, a Mata Atlântica, exclusiva do Brasil, abriga uma infinidade de espécimes como répteis, anfíbios, mamíferos, aves, invertebrados, riquíssima flora e é berço de riquíssimos recursos hídricos.

Desde a década de 80, após a descoberta dos muriquis na Mata do Sossego e graças a um intenso trabalho voluntário feito pela Associação dos Amigos do Meio Ambiente – AMA, foram criadas a “RPPN Sossego do Muriqui” e a “RPPN Mata do Sossego” que são interligadas e contribuem para a manutenção da integridade ambiental daquele maciço florestal. Durante todo esse tempo a AMA envida esforços para que esse quadro não se reverta, usando de muita criatividade levando em conta os escassos recursos com que se mantém. Neste cenário, para alavancar campanhas educativas e outros projetos, comumente é necessário recorrer à iniciativa privada em busca de apoio.

Recentemente a AMA celebrou uma parceria com a empresa Elera Renováveis e recebeu como doação 4 câmeras trap. Esses equipamentos são utilizados para o monitoramento da fauna, possibilitam registros fotográficos e vídeos dos animais em seu ambiente natural sem a necessidade da presença de pesquisadores no interior da floresta.

A Elera Renováveis tem satisfação em poder contribuir para o conhecimento e monitoramento da fauna na região em especial das “RPPNs Sossego do Muriqui e Mata do Sossego”, valorizando a preservação do Bioma Mata Atlântica e também por poder incentivar e ampliar o trabalho realizado pela Associação dos Amigos do Meio Ambiente – AMA no local.

A companhia valoriza estas iniciativas que contribuem para a preservação e conscientização socioambiental da população em áreas sensíveis como os remanescentes de Mata Atlântica na região Sudeste, visto que estes trabalhos envolvem diferentes pessoas e gerações, atingindo novas comunidades para além dos stakeholders que já são envolvidos nas atividades de educação ambiental e projetos sociais conduzidos pela Elera Renováveis.

Segundo o presidente da AMA, Eduardo Bazém, a doação da Elera Renováveis veio consolidar um antigo anseio da associação e em muito beneficiará os levantamentos da fauna feitos em nossa região. Tão logo o período chuvoso diminua, as trilhas na Mata do Sossego serão reabertas e, as câmeras serão afixadas em locais estratégicos previamente escolhidos e certamente captaremos importantes registros da rica floresta.

Recebidos pelos gestores da “RPPN Sossego do Muriqui” Francisco Portes, Amarildo José de Castro, Eduardo Bazém, Theo Anderson e Leandro Belga, os funcionários da Elera Renováveis Luciano D’Ávila e Romildo Bernardino ouviram explanações sobre o projeto, apreciaram a floresta durante uma longa caminhada e visitaram os pontos onde as câmeras foram instaladas.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *