Luto: Dom Moreira será velado em Simonésia e Manhuaçu, sepultamento na terça-feira

dom-moreiradom moreiraSimonésia, Manhuaçu , Caratinga (MG) e  Três Lagoas (MS) e toda região receberam com pesar a triste notícia na tarde deste sábado, 26/04, da morte de Dom Moreira, bispo de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul.  Ele havia comemorado 5 anos de bispado no último dia 19/04.

Dom Moreira, que trabalhava no distrito de Vilanova, em Manhuaçu, quando de sua ordenação episcopal, faleceu em decorrência de um infarto fulminante.

O corpo de Dom Moreira está sendo velado na Catedral de Três Lagoas desde as 22:00 do sábado. Ainda não foi confirmado oficialmente, mas existe a possibilidade de Dom Moreira ser velado em Simonésia (MG) e depois sepultado em Manhuaçu (MG).

Em nota emitida pelo vigário geral da diocese de Caratinga, padre José Carlos de Oliveira, em nome do Bispo Dom Emanuel Messias, a diocese informou que Dom José Moreira sentiu fortes dores pela manhã deste sábado e foi levado ao Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, em Três Lagoas, onde sofreu várias paradas cardíacas e foi submetido a uma angioplastia, vindo a falecer.

Ainda na nota, a diocese manifesta seu pesar: “ Unidos à todo o povo de Deus, principalmente aos amigos e familiares presentes nesta diocese e ao clero e todo rebanho da diocese de Três Lagoas, recordamos o valoroso trabalho de dom José Moreira à serviço do Reino de Deus ao longo de seus quase 35 anos de vida ordenada e manifestamos nossos sinceros sentimentos de dor e tristeza na firme esperança da ressureição”.

O velório do Dom Moreira

Conforme divulgado pela diocese de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, foi confirmado o sepultamento de seu bispo, dom José Moreira Bastos Neto, para a manhã de terça-feira,  29/04, em Manhuaçu, MG.

O  arcebispo de Campo Grande (MS), dom Dimas Lara Barbosa, presidiu missa de corpo presente, com participação de bispos, padres, religiosos e comunidade local. Em seguida, o corpo de dom José Moreira será trazido de avião para Ipatinga, de onde sairá o cortejo rumo à Manhuaçu, cidade onde reside sua mãe e irmãos. A saída acontece às 13:00.

De acordo com padre Ademilson Tadeu Quirino, na noite deste domingo haverá uma breve parada na catedral de São João Batista, onde será celebrada a eucaristia de corpo presente às 21:30. Por volta da meia noite o corpo seguirá para a terra natal de dom Moreira, Simonésia, onde também haverá missa na parte da manhã de segunda-feira, 28/04.

Às 11 horas de segunda, dom Moreira será levado para Manhuaçu, onde será velado até a manhã de terça-feira, 29/04, quando será sepultado após a última missa exequial, marcada para as 10:00.

São esperadas centenas de fiéis, amigos e familiares de dom Moreira nas diversas celebrações ao longo destes quatro dias. O sepultamento acontecerá no cemitério de Manhuaçu, onde já está sepultado o senhor José Moreira Bastos, pai de dom Moreira.

A vida de Dom Moreira

Dom Moreira tinha 61 anos, sendo natural de Simonésia, Minas Gerais, onde nasceu no dia 25 de janeiro de 1953. Formado em História pela Faculdade de Filosofia de Caratinga, e em Filosofia e Teologia pelo Seminário Diocesano de Caratinga. Foi ordenado padre em 28 de outubro de 1979.

Como padre acompanhou a Pastoral da Juventude e as CEB’s na Diocese de Caratinga e micro-região Centro de Minas Gerais. De 1998 a 2005 foi reitor do Seminário da Diocese de Caratinga.

Foi ordenado bispo da Diocese de Três Lagoas em 19 de abril de 2009. No regional Oeste 2 da CNBB, que corresponde ao estado de Mato Grosso do Sul foi indicado para ser o bispo acompanhante do CIMI, da CPT e demais pastorais sociais.

Em março de 2012 também foi indicado como bispo acompanhante das CEB’s. Participa da Comissão Regional de Justiça e Paz. Em âmbito nacional integra a Comissão Oito da CNBB, a Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz.

Foi eleito vice-presidente da CPT, pela XXIV Assembleia Geral, no dia 30 de março de 2012.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *