Manhuaçu: Confira como foi o segundo dia do Simpósio de Cafeicultura

simposio-segundodia-manhuacu-cafe3simposio-segundodia-manhuacu-cafe2A 18ª edição do Simpósio de Cafeicultura – realizada pela Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM) apresentou novidades em seus 60 estandes instalados no parque de exposições da Ponte da Aldeia, em Manhuaçu. O evento recebeu um grande público, cerca de 1.500 pessoas participaram a cada dia. Além disso, foram vinte palestras e minicursos e uma expressiva Rodada de Negócios do Café das Matas de Minas.

Ainda na apuração dos valores gerados em negócios, a ACIAM acredita que a movimentação de operações comerciais e de visitantes foi muito positiva. Uma das iniciativas foi incentivar os produtores a participar da Rodada de Negócios, uma estratégia que aproximou produtores e compradores de café.

Segundo o presidente Antônio Carlos Xavier da Gama, apesar do mercado cafeeiro estar passando por um momento não muito favorável, os produtores de café entenderam a proposta da ACIAM e participaram ativamente do Simpósio. “Para a associação isso representa que o nosso objetivo foi atendido, mostrando aos cafeicultores novas tecnologias e conhecimento e, em contrapartida, que eles poderão aumentar a competitividade do grão que produzem”, afirma.

De acordo com Antônio Carlos, a presença de empresas do setor de agronegócios “foi uma ótima oportunidade para os cafeicultores conhecerem as novidades e as soluções para o manejo na lavoura, sobretudo as possibilidades para os pequenos produtores investirem e melhorarem suas lavouras”, aponta.

Antônio Carlos ressaltou que um evento com dimensões do Simpósio é resultado de um esforço conjunto. “Eu gostaria de agradecer a todos os parceiros, colaboradores, participantes e empresários. Em especial, o apoio também da Emater-MG da Regional de Manhuaçu, SCAMG, sindicatos e do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Deputado Federal João Magalhães, que se empenhou diretamente para o sucesso do evento”, destacou.

Conhecimento

Vice-presidente da Associação de Cafés Especiais (SCAMG), o produtor rural Alexandre Leitão, argumenta que o Simpósio se renova ao trazer sempre conhecimentos aos produtores. “O principal resultado para mim é o aprendizado. O Simpósio de Cafeicultura é fundamental para disseminar informações e melhorar a produção de café da região. Quem participa do evento tem acesso a informações sobre políticas cafeeiras, máquinas e equipamentos, tendências de mercado. Num momento de crise, são os detalhes e informações que se aprende aqui que vão ser o diferencial entre perder e ganhar dinheiro com sua lavoura”.

As palestras deste ano enfocaram no primeiro dia o mercado, as políticas cafeeiras e a qualidade sensorial dos cafés das Matas de Minas. Já o segundo dia, teve palestras sobre cooperativismo; sucessão familiar e as diversidades de cafés colhidos no estado de Minas, com destaque para a região. À tarde, as palestras enfocaram a mecanização da colheita na cafeicultura de montanha; novas técnicas de controle da broca do café e a ocupação da região das Matas de Minas.

Paralelamente aos debates do auditório principal, foram realizados minicursos em parceria com a Emater-MG, Epamig, IAC-SP, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Embrapa, Exportadora OLAM e o Instituto Federal do Sul de Minas – Campus Machado.

Outro aspecto importante para disseminar o conhecimento é o dia de campo. Realizado em parceria com o Grupo Heringer, técnicos e engenheiros do Centro Experimental Pesquisa de Café Eloy Carlos Heringer, em Martins Soares, apresentaram novas variedades e resultados de pesquisas sobre formas de cultivo e manejo da lavoura.

Assessoria da Aciam – Carlos Henrique Cruz (Postado por Luiz Nascimento)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *