Seminário discute conservação dos rios Caratinga e Manhuaçu

riomanhuacumanhuacunews

Rio Manhuaçu, próximo a reserva Feliciano Abdala, em Caratinga

Garantir a conservação e disponibilidade dos recursos hídricos e identificar formas de integração e envolvimento de todos os atores na gestão do território das bacias dos rios Caratinga e Manhuaçu. Estes são alguns dos temas que serão debatidos no Seminário Águas do Caratinga e do Manhuaçu, que será realizado na próxima terça-feira, 18/03, em Caratinga/MG. O evento faz parte da comemoração da Semana da Água, de 17 a 21 de março, organizado pela Prefeitura do município e diversos parceiros.

A proposta é reunir em um seminário técnico os principais atores na gestão dos recursos hídricos na região, bem como seus apoiadores e ambientalistas, e a participação da participação da população. O Seminário está sendo organizado pela IBIO, prefeitura de Caratinga e Comitês de Bacia Hidrográfica dos Rios Caratinga e Manhuaçu (CBH Caratinga e CBH Manhuaçu).

Carta aberta

Serão discutidas as iniciativas desenvolvidas para a gestão e conservação dos mananciais, a atuação do Poder Públicos, da sociedade civil e dos usuários e como agregar experiências e conhecimento na gestão do território. Ao final do Seminário, será elaborada a Carta Aberta Águas do Caratinga e do Manhuaçu e uma proposta de modelo de “Governança Integrada”.

Entre os participantes do evento, estão: prefeitos dos municípios que compõem as duas bacias, secretários de Meio Ambiente, SAAEs, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Polícia Militar Ambiental, SUPRAM, EMATER, sindicatos de produtores rurais e agricultores, além de membros dos CBHs e representantes da sociedade civil organizada.

Como atividade de encerramento do encontro, os participantes farão no dia 19/03 uma visita à Reserva Particular de Patrimônio Natural (RPPN) Feliciano Miguel Abdala, em Caratinga, localizada à margem esquerda do Rio Manhuaçu, na Bacia Hidrográfica do Rio Doce.

O Seminário Águas do Caratinga e do Manhuaçu será realizado no Casarão das Artes, na Rua João Pinheiro, 154, Centro de Caratinga, de 9h às 17h. Confira a programação.

Lígia Chagas – Prefácio Comunicação

 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *