Manhuaçu: Dia D de combate a dengue a cidade

pneusA Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, promoveu neste sábado, 22/02, o Dia D de combate a Dengue. O objetivo foi conscientizar e sensibilizar a população quanto a ações que devem ser tomadas para impedir a proliferação da doença.

“Sabemos que o poder público tem a sua parcela de responsabilidade, mas no dia-a-dia as pessoas precisam entender que essa é uma luta de todos. Cada munícipe precisa ter a consciência de cuidar do próprio imóvel, mantendo-o limpo. Caso contrário, fica em vão qualquer ação dos agentes públicos, que visitam as casas e fazem o tratamento adequado”, comentou a coordenadora da Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau Muniz.

Ainda segundo Emilce, nesta semana as condições para proliferação do mosquito transmissor da Dengue estão mais favoráveis, uma vez que o clima está elevado e a chuva voltou a cair no município. “Com isso, a água fica acumulada em alguns pontos e serve de berço para o inseto. Além disso, com a chegada do Carnaval, pessoas que estavam em outros centros com índice de infestação da doença elevado chegam a Manhuaçu, o que aumentam as chances de se espalhar para outras sadias”, completou.

Ações

No Dia D, várias ações foram executadas. Em parceria com a Polícia Militar, aconteceu Blitz Educativa com abordagem dos motoristas na Praça Cinco de Novembro para a entrega de material com dicas de como cuidar do próprio imóvel e os perigos de se contrair a doença.

Também aconteceram ações voltadas para as  crianças e pré-adolescentes, além de  Workshop desenvolvido pela Coordenadoria de Atenção Básica, mostrando o que de fato é a Dengue e o quão perigoso se torna contrair a doença.

Parceiros

O Dia D de Combate a Dengue foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria de Vigilância Ambiental, com apoio da Polícia Militar, Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Manhuaçu (CBH Manhuaçu), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Coordenadoria de Atenção Básica e Departamento Municipal de Cultura.

Luiz Nascimento

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *