Manhuaçu: Secretário da Agricultura participará do Simpósio de Cafeicultura

simposioO Secretário de Agricultura de Minas Gerais, deputado federal Zé Silva recebeu, na Cidade Administrativa, na tarde de segunda-feira, 10/02, o presidente da Associação Comercial de Manhuaçu (ACIAM) Antônio Carlos Xavier da Gama, o diretor administrativo do Sicoob Credilivre Sebastião Lopes, o presidente da Coocafé e do Conselho de Entidades do Café das Matas de Minas Fernando Cerqueira, o gerente da Emater-MG Rômulo Mathozinho e o assessor Juliano Celestino.

Durante a reunião, o secretário de agricultura, Zé Silva, confirmou presença na abertura do Simpósio de Cafeicultura, dia 19 de Março, em Manhuaçu. Ele destacou que o café é item fundamental na pauta de exportação do Governo do Estado e a presença das empresas públicas de pesquisa e de extensão nas regiões produtoras comprovam essa prioridade.

Segundo Toninho Gama, presidente da ACIAM, organizadora do evento, a expectativa é de que cerca de mil cafeicultores participem do Simpósio de Cafeicultura durante os três dias de palestras, debates, exposição e dia de campo.

“Tivemos uma recepção excelente e o secretário Zé Silva confirmou a presença no nosso evento. A Emater-MG e a Secretaria de Agricultura são parceiros importantes do Simpósio de Cafeicultura”, destacou Toninho Gama.

Cafeicultura familiar

A predominância de produtores do segmento familiar é um dos focos do 18º Simpósio sobre Cafeicultura. A proposta do evento é disseminar conhecimento e incentivar os produtores familiares, além de discutir as ações para o fortalecimento da cafeicultura familiar na região de montanha.

A cafeicultura é a principal atividade agropecuária na região de Manhuaçu, que tem cerca de 20 mil propriedades cafeeiras. O número representa 71% das propriedades produtoras de café na Zona da Mata, a segunda região produtora de café no estado. A área plantada na região é de aproximadamente 115 mil hectares de cafés, responsáveis pela produção de 2,8 milhões de sacas.

A região é considerada grande praça de comercialização de café, reunindo várias empresas compradoras. A região das Matas de Minas, como um todo, tem expectativa de produção de 6,2 milhões de sacas de café, segundo estimativa da Conab para a safra deste ano.

Assessoria de Imprensa 

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *