Manhuaçu: Vereadores reúnem-se com lideranças comunitárias

camara-reunião-liderancas-comunitarias-coammaA recente reunião do COAMMA ocorreu de forma especial. Com a presença do Presidente da Câmara, Maurício de Oliveira Júnior, e de diversos vereadores, o encontro foi realizado no Anfiteatro Vereador Camillo Felipe Nacif, da Casa Legislativa, com positivos debates para a sociedade. Além do Presidente do Conselho das Associações  de Moradores de Manhuaçu, Vasco Fernando Motta Rodrigues, integraram também a Mesa Diretora a Secretária, Marinês Bragança, e a Coordenadora da Comissão de Defesa Civil, Maria Thereza Nacif (Vininha Nacif).

Vereadores apoiam lideranças

Os presidentes de bairros e de conselhos comunitários dos distritos apresentaram aos vereadores, por escrito, suas reivindicações, solicitando melhorias diversas. A iniciativa, idealizada pelos vereadores, teve o propósito de impulsionar o trabalho das entidades sociais, por meio da elaboração de novos requerimentos e indicações à prefeitura e demais setores competentes, com o intuito de que as localidades sejam atendidas o mais rápido possível.

O Vereador João Gonçalves Linhares Júnior (Inspetor Juninho Linhares) comentou que a Câmara tem feito diversas Indicações, solicitando obras e serviços, mas pouco tem sido feito. Linhares relembrou que das mais de 400 indicações elaboradas este ano, menos de 20 foram atendidas pela Prefeitura.

Linhares também destacou que participação popular é fundamental para que melhorias sejam consolidadas. “O Vereador luta, faz sua parte, mas, somente com a união de todas as comunidades, torna-se possível realizar as mudanças que a população anseia”, comentou.

Os integrantes do COAMMA elogiaram este posicionamento dos vereadores, evidenciando a união de forças em benefício da sociedade. “O Presidente Maurício Júnior e os demais vereadores estão de parabéns! É a primeira vez que os presidentes de associações e conselhos têm esta abertura com a Câmara para fazer suas reivindicações, em um diálogo tão positivo”, afirmou Benoni da Paixão (B. São Vicente).

Energisa

Lideranças presentes reclamaram de procedimentos adotados pela empresa concessionária de energia elétrica da região quanto a religa e valores cobrados. Neste contexto, o Presidente Maurício Júnior se disponibilizou à encaminhar Requerimento ao PROCON (Coord. De Proteção e Defesa do Consumidor) solicitando informações quanto à legalidade dos procedimentos e cobranças por parte da ENERGISA para religação de energia elétrica. Maurício Júnior cobrou também maior contrapartida social por parte da concessionária de energia elétrica em Manhuaçu.

Alunos de Vila Formosa

O Vereador Hélio Ferreira cobrou providências da Secretaria Municipal de Educação quanto ao transporte escolar de estudantes que residem em Vila Formosa. Segundo Hélio, famílias de quatro estudantes, atendidas na escola do bairro Bom Jardim, denunciaram que as crianças precisam caminhar diariamente, a pé, de suas casas até a Vila Cachoeirinha, para ter acesso ao transporte escolar. “Sentimo-nos sensibilizados com estas famílias. O veículo pode estender seu trajeto até a Vila Formosa, pois será um procedimento rápido. Mas, para uma pessoa caminhar a pé, principalmente criança, é algo muito penoso. Queremos que isto seja resolvido o mais rápido possível”, frisou Hélio Ferreira.

Período chuvoso

A Coordenadora da Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif, explanou sobre os procedimentos que devem ser tomados no período chuvoso, principalmente em áreas que apresentam maiores riscos de calamidade, como enchentes, deslizamentos, etc. Na oportunidade, Vininha esclareceu dúvidas dos participantes, sobre ações preventivas, o cadastramento de locais de apoio, a estrutura para atendimento às famílias que residem em locais de risco, entre outras questões.

Um orçamento mais participativo

Também participou da reunião o Assessor Contábil da Casa Legislativa, Daniel Gerhard Batista, em atendimento ao Presidente Maurício Junior, para explicar sobre a importância do acompanhamento popular da formulação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), que resultará na Lei Orçamentária para o ano seguinte. Daniel pontuou cada etapa do Orçamento Municipal e respondeu às perguntas dos presentes.

Creche pede socorro

Representantes de Ponte do Silva denunciaram as situações de risco em que se encontram a creche e uma ponte do distrito. Segundo o que foi relatado, a creche possui um muro que está com estrutura totalmente comprometida, havendo risco de desabamento, e, consequentemente, alguma criança se machucar.

Quanto à ponte, a reclamação é que a mesma encontra-se danificada, oferecendo risco para pedestres e motoristas que transitam no local. Vereador Rogério Filgueiras Gomes (Rogerinho) se comprometeu a apoiar a comunidade.

Ônibus nos bairros

O vice-presidente da Câmara, Anízio Gonçalves de Souza (Cb. Anízio), mencionou a necessidade de haver linhas de ônibus urbanas percorrendo os bairros da cidade, para um atendimento mais digno à população.

Assessoria de Comunicação – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *