Manhuaçu: Prazo para vacinar gado contra aftosa vai até o dia 30 de novembro

Com o objetivo de erradicar a febre aftosa em todo o Estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) iniciou em novembro, a 2ª etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Desta vez, o IMA não estará enviando correspondência pelo correio ao domicílio do criador.

De acordo com o Diretor Geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, a partir de agora a emissão será feita pelo produtor diretamente no site do IMA  www.ima.mg.gov.br. Basta o produtor acessar o site, imprimir a Carta Aviso, preencher os dados corretamente e apresentar no escritório do IMA. O processo é rápido e prático.

A Carta Aviso também poderá ser emitida, nas revendas de vacinas ou em outras instituições de classe que se dispuserem a atender o produtor. Com isso, o pecuarista estará economizando tempo, resolvendo os problemas existentes e, ainda saberá se o cartão de vacina do rebanho está em dia.

Minas Gerais era o único estado da federação que realizava o procedimento de enviar a Carta Aviso pelo correio aos pecuaristas. Mas agora, seguindo a premissa de modernização e eficiência preconizada pelo governo do estado, o Instituto Mineiro de Agropecuária passa a adotar o sistema online, visando simplificar o processo, tendo em vista o grande número de municípios, rebanhos e propriedades que o estado possui.

Exigência para adquirir a vacina

Algumas exigências serão feitas para comprar a vacina contra a aftosa. O produtor deverá apresentar o cartão de identificação do IMA ou documento de identidade constando o nº de seu CPF. A declaração da vacinação continuará sendo feita da mesma forma, apresentando a nota fiscal da compra da vacina juntamente com a Carta Aviso preenchida com os números de animas vacinados.

O Instituto Mineiro de Agropecuária é o órgão responsável por coordenar a vacinação contra a Febre Aftosa em Minas. A região de Manhuaçu é coordenada pelo Escritório Seccional, que atende vários municípios circunvizinhos. Nessa segunda etapa é realizada sempre no mês de novembro, com a vacinação de animais com até 24 meses de idade.

Para o diretor geral do Instituto Mineiro de Agropecuária, Altino Rodrigues Neto, a medida visa otimizar o trabalho dos envolvidos no processo de vacinação e acredita que a mudança, não acarretará nenhum problema para o produtor rural.

Altino Rodrigues espera que cada produtor possa participar da campanha de vacinação, pois o grande papel do produtor rural no processo é manter Minas Gerais como referência em controle sanitário do rebanho.

Parceira do IMA com o município

Além da mudança da Carta Aviso, que agora será emitida online, o Instituto Mineiro de Agropecuária contará agora com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura. Os produtores já podem procurar a equipe da secretaria para solicitar a Carta Aviso, que será impressa imediatamente para que possa prestar conta da vacinação do rebanho.

A parceria entre o IMA e a Secretaria Municipal de Agricultura fortalecerá as ações e até mesmo mais rapidez, para garantir o atendimento rápido ao produtor. O prazo para vacinar o rebanho,nessa segunda etapa de vacinação vai até o dia 30 de novembro.

Eduardo Satil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *