Divino: Polícia desvenda morte de taxista ocorrida em 2014. Menor envolvido

menor-homicidaA Polícia Civil desvendou a autoria de um crime bárbaro  ocorrido no ano passado em Divino (MG).  Desde o dia 30 de outubro (2014), data em que foi localizado dentro  do porta-malas de um veículo Siena  o corpo do taxista  José Francisco da Costa,  “Filin” ,  a polícia vinha colhendo provas periciais, ouvindo pessoas e  testemunhas.

Passados  quase  três meses,  a polícia chegou a autoria do criminoso. Na tarde da segunda-feira, 19/01, um menor de 17 anos,  foi apreendido  e encaminhado a Delegacia de Polícia Civil de Divino.

A Delegada, Drª Danielle Alves Ribeiro, conta que na parte da manhã de segunda-feira conseguiu alguns  depoimentos de pessoas que sabiam que o menor tinha realmente matado o taxista. Também conversou  com  testemunhas, amigos do menor que sabiam do fato e estavam presentes no local. De acordo com a delegada,  uma pessoa que prestou depoimento sabia de tudo e desde a data do assassinato vem  sendo ameaçada.

A apreensão do menor também contou com o apoio da Polícia Militar. O comandante da PM, Tenente Miranda, foi quem o conduziu até a  delegacia.  O menor foi abordado quando  passava na rua. Ele não hesitou nenhum momento em confessar ser o autor do crime. Na delegacia  ele  prestou depoimento na presença do Conselho Tutelar e confessou ter matado o taxista .

Ele não explicou os motivos reais de ter matado o taxista,  fato que ainda está sendo investigado pela polícia.  Em depoimento, ele afirmou que achava “Filim” muito abusado e que o  taxista já tinha humilhado ele, mas não entrou em detalhes relatando que tipo de humilhação.

No dia do crime o menor programou uma corrida com o taxista e pediu que ele o levasse até a casa do pai dele na comunidade São João do Norte.

No caminho, segundo o menor,   o taxista zombou dele dizendo “que ele não teria dinheiro para pagar a corrida”, e esse foi mais um dos motivos que fez com que ele se revoltasse, pois já não gostava do taxista .

O menor  também  confessou que matou a vítima com socos e pauladas e que após matar, colocou o corpo no porta-malas abandonando o carro perto de uma propriedade no Distrito dos Viletes.  Em seguida foi embora a pé, pegando uma carona com um caminhão baú com destino a Divino.

A polícia ainda investiga a participação de outras pessoas no caso. Segundo  a Delegada  Drª Danielle “existem outras pessoas envolvidas no assassinato do taxista, a polícia continua as investigações:  “Não vou citar o nome para que a gente possa ter maiores resultados” Disse.

O menor chegou a relatar a polícia que no dia tinha outras pessoas no local. Quem matou foi ele, mas estava acompanhado.

A polícia  também conseguiu um vídeo na propriedade onde foi localizado o veículo e o corpo da vítima. As câmeras registraram duas pessoas correndo no dia. As imagens  confirmam a ação  do menor de idade.

Segundo a delegada, o menor  ficará apreendido na delegacia por cinco dias. Ela explica que “a  lei só permite que ele fique na delegacia cinco dias  e o Estatuto da Criança e do Adolescente determina  que após cinco dias esse menor tem que ser encaminhado para uma instituição compatível,  própria de menores,  para então cumprir uma internação.  A internação que ele está agora é provisória. O promotor  agora fica solicitando junto com as instituições vagas para poder conseguir que o menor seja transferido para uma instituição ou centro sócio educativo,” disse a delegada

Sobre a penalidade o  máximo de medida que o autor do crime pode cumprir nesse caso , como ele é menor de idade, são 3 anos.

A Polícia Civil dá continuidade as  investigações .  O menor e as outras pessoas que possivelmente estejam envolvidas no caso vão submeter a exame de identificação, a fim  de confirmar se a versão deles é verdadeira ou não. Essa perícia será enviada para Belo Horizonte (MG).

Leia a notícia do crime

https://www.manhuacunews.com.br/2014/10/31/divino-taxista-e-encontrado-morto-dentro-do-porta-malas-do-proprio-carro/

Com informações do Jornal O Campeão, Divino – contato@manhuacunews.com.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *