Vacinação contra a Gripe ainda tem baixa cobertura. 4 mortes em MG neste ano

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que teve início no dia 17 de abril, ainda apresenta baixa cobertura em Minas Gerais. Até o momento, foram aplicadas apenas 1.024.297 doses da vacina em todo o Estado, o que corresponde a pouco mais de 24,6% do público prioritário. Para alcançar a meta de imunizar 90% do público alvo, estimado em 5,5 milhões de pessoas, até o dia 26 de maio, data que termina a campanha, o médico epidemiologista da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, José Geraldo Leite Ribeiro, convoca a população prioritária e reforça que a vacinação é uma das principais formas de prevenção contra a gripe.

“Alguns grupos da sociedade têm direito a vacina contra a gripe pelo Sistema Único de Saúde (SUS). E tomar a vacina é uma maneira de exercer seu direito e ficar protegido contra as formas graves da doença. Portanto, pessoas com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade, Gestantes, Puérperas (até 45 dias após o parto), Trabalhadores da saúde, Povos indígenas aldeados, População privada de liberdade e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (diabéticos, cardíacos, problemas pulmonares crônicos, entre outros). Também estão incluídos, os professores das escolas públicas e privadas”, explicou.

Dia “D”
Para ampliar o acesso do público a vacinação e permitir que pessoas que ainda não tiveram tempo para ir a uma Unidade Básica de Saúde consigam receber a dose, será realizado no dia 13/05, sábado, o dia “D” de mobilização nacional. A estratégia irá possibilitar a abertura dos postos de saúde para imunização da população.

Gripe

Considerada uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, a gripe é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

De janeiro de 2017 até o momento, 04/05, foram registrados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causada por Influenza, sendo que 5 foram pelo tipo B, 1 pelo tipo A/H1, 23 pelo tipo A/H3N2 e 3 pelo tipo A não subtipado ou sem informação. Destes, quatro evoluíram para óbito. A faixa etária mais acometida é de pessoas acima de 50 anos, totalizando 57% dos casos confirmados. Em 2016 foram registrados 1.059 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, sendo que 623 pelo tipo A/H1N1. 291 óbitos foram confirmados por causa da doença.

Míria César – www.saude.mg.gov.br

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *