Casos de notificação de dengue aumentam em Manhuaçu

“A população tem que fazer a sua parte”, alerta Coordenadora sobre casos de dengue

Os números de notificações de casos suspeitos e confirmados de dengue não param de subir no estado de Minas Gerais e não é diferente no município de Manhuaçu. Até esta sexta-feira (25/02), a Vigilância Ambiental de Manhuaçu recebeu 29 notificações, destes 05 já foram confirmadas, 03 confirmações a mais do que no mesmo  período de 2021.

Em Manhuaçu a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental tem atuado para conter o avanço da doença, como explica a coordenadora Emilce Estanislau Muniz. “Temos várias ações já desencadeadas, como aplicações de UBV, no sistema de bloqueio intensificação do tratamento focal na área, e nas áreas em que nós agimos no tempo correto, não se alastrou a doença. Estamos trabalhando de maneira pontual onde a gente tem suspeitos da doença, para que a doença não se alastre, mesmo sabendo que a infestação do mosquito na região é muito alta”.

Ainda segundo Emilce este ano, por conta do período chuvoso, gerou condições propícias para que o mosquito se procriasse mais rapidamente. “Nós tivemos condições climáticas até então que favorecem a proliferação de mosquito em grande quantidade, muita chuva, então portanto muito acúmulo de água, uma temperatura que está se elevando, principalmente nos últimos dias, o tempo estiou, mas a temperatura se elevou, são as condições ideais para que o vetor, que é Aedes aegypti possa se proliferar numa velocidade muito grande. Isso é uma queixa que a gente tem um ouvido da população em todos os cantos do município, muita infestação, a pessoa às vezes não sabe identificar, mas sabe que é um pernilongo, que é um mosquito, e isso é um fato, em qualquer lugar que você esteja você vai encontrar um ambiente infestado de Aedes”.

Por fim, a coordenadora ressalta que é preciso que a população faça a sua parte, para que possamos evitar uma epidemia de doenças causadas pelo Aedes aegypti. “A questão de conter a proliferação do mosquito, é uma atividade coletiva, ela não é só do poder público, ela também não é só da população, é um trabalho em conjunto. A gente trabalha durante o ano inteiro, as visitas, o tratamento, a eliminação de criadouros, é feita durante o ano inteiro. Só que a população também tem que fazer a parte dela, tem que colaborar, porque o criadouro principal na grande maioria das vezes está dentro do imóvel ou em torno do imóvel, então cabe ao morador vistoriar seu imóvel toda semana. Se ele tira 15 minutos do seu tempo, para verificar o seu imóvel, o seu entorno, onde é que está acumulando água e retirar essa água ou proteger esse local, ele fica livre do criadouro. Quando falam que está tendo muito pernilongo perto de casa, a nossa orientação é sempre a mesma, procure por água parada e elimine, você vai ficar livre deles”, finaliza.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *