Avanços dos casos de Dengue preocupam Saúde em Manhuaçu

Pasta da Saúde apresentou dados e manifestou preocupação com avanço da dengue; setor contábil demonstrou o quadro das receitas e despesas do 3º quadrimestre de 2023

A prefeitura de Manhuaçu apresentou sua prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2023 em audiência pública realizada na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (29/02). A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas do poder legislativo, Cléber Benfica (PP), pelo relator, Administrador Rodrigo (DC), e pelo vereador Elenilton Martins (PT), suplente na comissão.

A audiência contou com as exposições da secretária municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis, e do contador da Amadeus Consultoria, Gentil Alves Barbosa Filho. Também participaram da audiência o secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal, a contadora Nilcátia Caires e servidores do departamento jurídico e contábil da câmara.

Depois de abrir a sessão, Cléber Benfica passou a palavra para a secretária de Saúde. Ana Lígia apresentou dados dos atendimentos e serviços prestados pela pasta no terceiro quadrimestre (setembro, outubro, novembro e dezembro) do ano passado. Ela forneceu aos vereadores informações como as principais causas de internação no município, as ações de vigilância sanitária realizadas, a atenção primária, a capacitação de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, os atendimentos odontológicos, o funcionamento das farmácias municipais, as cirurgias eletivas e os exames laboratoriais.

Ana Lígia aproveitou a audiência para chamar a atenção sobre o cenário atual da incidência de arboviroses em Manhuaçu. Ela explicou que o município encontra-se atualmente na onda roxa, que representa risco muito alto, com mais de 500 casos registrados para cada 100 mil habitantes. Manhuaçu, cuja população no último censo foi de 91.886 pessoas, registrou mais de 800 casos na semana de 18 a 24 de fevereiro.

No mapeamento de bairros e distritos realizado pela prefeitura, Ponte da Aldeia foi o local que registrou mais casos suspeitos de dengue. Foram 89 casos suspeitos registrados entre os dias 28 de janeiro e 24 de fevereiro. Cléber Benfica citou informações do Painel de Arboviroses, do Ministério da Saúde, divulgadas na imprensa nesta quinta-feira que apontam mais de 1 milhão de casos de dengue e 214 mortes registradas no Brasil este ano.

Combate ao mosquito

Ana Lígia pediu atenção à população em relação ao combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. A secretária destacou que a perspectiva é que o pico da doença ocorra no final do mês de março e início de abril. Ela ainda manifestou preocupação com a ocorrência de casos de chikungunya. Foram dez casos confirmados em Manhuaçu no mês de fevereiro. Ana Lígia destacou que os sintomas da doença, como as fortes dores, podem durar de seis meses a até dois anos.

A prefeitura disponibiliza em Manhuaçu o programa Disque Tchau Aedes. Pelo telefone (33) 3339-4776, de 7h às 16h, a população pode informar o poder executivo sobre possíveis pontos com focos de dengue no município. Os vereadores também se colocaram à disposição para ajudar no combate à dengue.

Após a prestação de contas da secretaria de Saúde, o contador da Amadeus Consultoria, Gentil Alves Barbosa Filho, auxiliado pelo secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal, apresentou os quadros da evolução das receitas e despesas do município. Barbosa destacou pontos como o equilíbrio fiscal, as metas fiscais, o cumprimento dos índices legais e os gastos com pessoal. A apresentação completa dos relatórios pode ser acessada nas páginas da Câmara Municipal de Manhuaçu no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=tGazQoVS2QY) e no Facebook (https://www.facebook.com/camaramanhuacu/videos/395681583151611)

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *