Dengue: Infestação de Aedes aumenta 203% em Manhuaçu

Os dados do primeiro LIRAa (Levantamentos Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti) de 2024, apresentaram um aumento de 203% em relação ao último realizado em novembro de 2023. O levantamento realizado neste mês de janeiro, ficou na casa dos 5,3%.

O valor está muito acima do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e representa alto risco para possíveis epidemias causadas pelo mosquito Aedes aegypti, como Dengue, Zika e Chikungunya em Manhuaçu, como a que já vem ocorrendo em algumas cidades de Minas Gerais. “O aumento é meio que esperado, por conta do período de chuvas. Mas a população deve fazer a sua parte e não deixar água parada”, destaca Leonardo Mota de Sales, Coordenador da Vigilância Ambiental.

Todas as regiões da cidade onde o levantamento foi realizado, tiveram grande aumento de infestação. “Nesse levantamento não temos como dizer qual localidade apresentou um índice menor. Nossos agentes encontraram muitos focos principalmente dentro das casas das pessoas, mas desta vez foram encontrados muitos focos em lajes, o que nos traz uma preocupação ainda maior”, explica Leonardo.

Número de casos

O número de casos das doenças causadas pelo Aedes aegypti em Manhuaçu ainda não apresentaram um aumento, mas este cenário pode mudar, caso a população não faça a sua parte. Apenas foram notificados casos de Dengue, sendo 23 notificações com 09 casos confirmados. Não houve notificações de Zika e Chikungunya.

Ações

A Vigilância Ambiental intensificou as visitas dos agentes e tem realizado bloqueio nas áreas com casos confirmados. “Temos feito um trabalho de campo, de tratamento destes locais com focos e dando orientações. No momento não será utilizado UBV, o famoso fumacê, este é um recurso que tem que ser usado com calma. O que pedimos sempre é a colaboração da população, ao não deixar água parada”, detalha o coordenador.

Já no âmbito de retaguarda, a Secretaria de Saúde está se preparando para um possível aumento de casos, reforçando os estoques com medicamentos e materiais para hidratação.

Denúncias

A Prefeitura de Manhuaçu começará a identificar e notificar os proprietários de lotes vagos e que estejam com lixo e mato acumulado. A população pode colaborar fazendo denúncias pelo telefone 3339-4776.

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *