Dom Juarez Delorto Secco é nomeado novo bispo de Caratinga. Posse dia 17/02/24

A Nunciatura Apostólica no Brasil comunicou nesta quarta-feira, 13 de dezembro, a decisão do Papa Francisco em acolher o pedido de renúncia apresentado por dom Emanuel Messias de Oliveira ao governo pastoral da diocese de Caratinga, em Minas Gerais. No mesmo ato, o Santo Padre nomeou como novo bispo para a diocese, dom Juarez Delorto Secco, atualmente bispo auxiliar do Rio de Janeiro.  

A presidência da CNBB enviou nota de agradecimento a dom Emanuel Messias de Oliveira e saudação a dom Juarez Delorto Secco. 

A posse do novo bispo de Caratinga será dia 17/02/24, às 16h00. Neste período Dom Emanuel passa a ser o Administrador da Diocese.

Estimado irmão no episcopado, dom Juarez Delorto 

Saudamo-lhes, com muita alegria, por sua nomeação ao governo pastoral da diocese de Caratinga, em Minas Gerais. Exortamos para que o senhor, em sua mais nova missão, deixe-se conquistar pelo Espírito, invocando-o todos os dias. E que o Espírito Santo seja o princípio de seu ser e de seu agir; que Ele esteja no início de sua atividade, encontro, reunião e anúncio. 

“Com Ele não devemos ter medo, porque Ele, que é harmonia, mantém sempre unidas a criatividade e a simplicidade, suscita a comunhão e envia em missão, abre à diversidade e reconduz à unidade. Ele é a nossa força, o sopro do nosso anúncio, a nascente do zelo apostólico” (Papa Francisco Francisco, em Audiência Geral do dia 6 de dezembro). 

Desejamos que, guiado pela ação do Espírito em sua vida, possa empenhar-se com criatividade e simplicidade na missão confiada, anunciando com alegria a misericórdia infinita do Senhor.  

Que Deus o abençoe,

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB 

Biografia de dom Juarez Delorto Secco 

Dom Juarez nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo, em 4 de julho de 1970. Formado em Filosofia e Teologia é também bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro do Itapemirim (FDCI). Possui especialização em Processo Matrimonial Canônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e também em Formação de Educadores, promovido em convênio com a Escola de Formadores da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (Osib – SC), com sede em Florianópolis (SC). 

Foi ordenado presbítero em 10 de março de 2001 em sua cidade natal e no dia 7 de junho de 2017 foi nomeado como bispo auxiliar para a arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 9 de setembro do mesmo ano na diocese capixaba.  

Estimado irmão no episcopado, dom Emanuel Messias

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifesta gratidão pelo seu ministério episcopal e, sobretudo, por sua dedicação ao longo desses 12 anos como bispo de Caratinga.

Recordamos que a Exortação Apostólica Pastores Gregis afirma que “antes de ser transmissor da Palavra, o bispo, juntamente com os seus sacerdotes e com todos os fiéis deve pôr-se à escuta da Palavra”, e acrescenta que “não há primado da santidade, sem escuta da Palavra de Deus, que da santidade é guia e alimento” (n. 15). 

E o senhor soube, ao longo de seu pastoreio, confiar todos os dias à Palavra de Deus, sendo mestre da fé e autêntico educador. Também não poupou esforços e colocou em prática todas as iniciativas, inclusive as de uma concreta comunhão de vida, indicada pelo Concílio Vaticano II, graças à qual os presbíteros de sua diocese puderam ser ajudados a amadurecer na dedicação a Cristo e na fidelidade ao ministério sacerdotal.

Com toda a certeza, em seu pastoreio, o senhor foi um modelo na palavra, na conduta, no amor, na fé, e na pureza.  

Receba o nosso agradecimento por tanta entrega em favor do serviço evangelizador junto ao povo de Deus. 

Em Cristo, 

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Presidente da CNBB 

Dom João Justino de Medeiros da Silva
Arcebispo de Goiânia (GO)
1º Vice- Presidente da CNBB 

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa
Arcebispo de Olinda e Recife (PE)
2º Vice-Presidente da CNBB 

Dom Ricardo Hoepers
Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF)
Secretário-Geral da CNBB 

Biografia de dom Emanuel Messias de Oliveira 

Dom Emanuel nasceu em Salinas, Minas Gerais, em 22 de abril de 1948. Fez o curso fundamental e o médio, em Governador Valadares. Concluiu o curso de Filosofia, em Mariana, no Seminário São José (1967-1968). E o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975). 

Recebeu o presbiterato em 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial e Pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; professor de Sagrada Escritura no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de bispo. 

Foi sagrado bispo para a diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por dom José Heleno, no dia 19 de abril de 1998; e tomou posse dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal é: “A serviço da Misericórdia”.

Como bispo de Guanhães, foi também responsável pela dimensão Bíblico-Catequética do regional Leste II da CNBB; e Administrador Apostólico da diocese de Governador Valadares. 

No dia 16 de fevereiro de 2011 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, como bispo da diocese de Caratinga e tomou posse no dia 20 de maio de 2011. 

Informações CNBB

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *