Governo de Minas atrai fábrica de cápsulas para agregar valor ao café

Mais uma grande marca internacional chegará a Minas Gerais nos próximos meses. A Mocoffee confirmou a construção de uma moderna fábrica de monodoses de café na cidade de Varginha, no Sul de Minas Gerais. O investimento será de R$ 20 milhões, com expectativa de criação de 80 postos de trabalho, 30 deles permanentes, já nos primeiros três anos de operação. O objetivo da empresa de origem Suíça, mas com sede em Portugal, é atender à demanda de marcas mineiras e brasileiras e também às exportações para todo o continente americano.

A unidade da Mocoffee será instalada no Porto Seco de Varginha e as instalações terão capacidade inicial para produção de 100 milhões de monodoses por ano, além de contar também com um Centro de Inovação e Desenvolvimento de packaging para o café do grupo.

“O projeto estava programado para outro Estado, mas decidimos instalá-lo em Varginha devido, em grande parte, ao suporte dado pelo Governo de Minas, por meio da Invest Minas. Com esse apoio, já demos início às operações de importação e distribuição em Varginha”, diz o CEO e controlador da empresa, o português Ricardo Flores.

Inovação

A Mocoffee chega a Minas com uma tecnologia inédita no Brasil na fabricação das monodoses e que já é utilizada por marcas de vários países onde a empresa atua. Até agora, para ter acesso a essa inovação, as marcas brasileiras tinham que importar os produtos. Com a vinda da empresa europeia, a produção poderá ser feita em Varginha e distribuída para todo o Brasil e exterior.

“A fábrica da Mocoffee agrega valor ao setor cafeeiro de Minas Gerais, pois com ela os produtores poderão fabricar as cápsulas dentro do estado, com altíssimo padrão de qualidade, e exportá-las para os mercados consumidores mais exigentes do mundo. A fábrica também abre oportunidades para pequenos produtores entrarem neste mercado de monodoses, já que a empresa atenderá demanda a partir de 120 quilos, ou seja, duas sacas. É um ganho muito importante para o setor”, diz o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas, Fernando Passalio, que reforçou ainda o crescimento da região de Varginha nos últimos anos.

“Visitamos recentemente o Porto Seco Sul, e é perceptível a evolução da infraestrutura local, cada vez mais preparada para receber empresas renomadas como a Mocoffee”, completa.

Uma comitiva mineira, com participação da Agência de Promoção de Investimentos de Minas Gerais (Invest Minas), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e o Sebrae Minas, visitou recentemente a fábrica da Mocoffee em Azambuja, Portugal, e conferiu como acontece a produção e distribuição das cápsulas pela Europa, o que passará a ser feito aqui também a partir de Minas Gerais.

“Conferimos toda a tecnologia usada para a produção de mais de 150 milhões de doses ao ano e atender praticamente toda a Europa, e que agora estará em Varginha. Será uma satisfação para nós termos um empreendimento desse nível no Estado, alavancando as oportunidades para o setor e, consequentemente, para a economia mineira”, considera Gustavo Garcia Vieira de Almeida, diretor de Gestão e Novos Negócios da Invest Minas.

Sobre a Mocoffee

A Mocoffee é uma empresa multinacional com ADN suíço e sede em Portugal, que se dedica à produção de soluções inovadoras e personalizadas de café em monodose. O core business da operação da Mocoffee é o mercado B2B – Business to Business, sendo líder nesse segmento na Suíça, Austrália e Indonésia, operando também em mais de 20 países do mundo. Entre as grandes marcas parceiras estão grupos como Melita, Camil, Unilever, Lidl, Aldi, Sonae MC, COOP, Cafés Richard (Paris), Vittoria Coffee (Austrália) ou Três Marias.

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *