Conferência aponta a necessidade de educação no trânsito de Manhuaçu

transito1 transito2 transito3 transito4 transito6 transito5
<
>

Com o tema “Trânsito é qualidade de vida”, representantes de instituições e do Poder Público participaram da 2ª Conferência Municipal de Trânsito de Manhuaçu, na tarde do sábado, 23/09, para a busca de soluções a longo e curto prazos, para a cidade oferecer facilidade aos usuários. O evento, que aconteceu no anfiteatro da Câmara de Vereadores contou com a presença da Dra. Nádia Cristina dos Santos Sudário, que proferiu palestra sobre o tema da conferência.

A 1ª Conferência de Trânsito aconteceu em março de 2018, com expressiva participação popular, onde várias propostas foram apresentadas. De lá para cá, somente aconteceu a criação do Departamento de Trânsito, bem como a criação do Conselho Municipal de Trânsito. Falou-se também na criação, através de concurso público para agentes de trânsito.

Na 2ª Conferência, os participantes discutiram nos eixos temáticos, a situação que envolve a acessibilidade, educação no trânsito, planejamento urbano, gestão de transporte, inovação e desenvolvimento local. Na abertura da 2ª Conferência Municipal de Trânsito, a prefeita Maria Imaculada destacou sua preocupação e vontade de sanar o “caos”, que a cada dia se torna mais comum em Manhuaçu, principalmente no horário da chegada de ônibus e vans, que trazem alunos para as faculdades. Em outros horários de pico, a dificuldade é a principal companheira de quem está transitando pela cidade.

De acordo com a prefeita, já existe recurso destinado para construir uma estrada, que ligará a MG 111 à BR 262, passando pelo Córrego Sinceridade. Será uma opção, não somente para desafogar as vias urbanas, ainda evitar a circulação de caminhões pesados, que agarram nas marquises de loja e entroncamento das ruas.

O Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Reis, que também é presidente do Conselho Municipal de Trânsito (CMT) disse estar feliz, com a participação das instituições na conferência, que traz um novo olhar para as questões relacionadas ao trânsito. “Desde que decidi participar, os avanços foram importantes e, daqui saíram propostas a serem encaminhadas ao Executivo. Termina um ciclo. Por isso passo o bastão com louvor, para que haja continuidade das ações, com a participação de todos. As dificuldades para confeccionar uma placa impediam qualquer ação e, hoje é mais rápido”, destacou o presidente do CMT.

Durante a palestra, Nádia Cristina dos Santos Sudário enfatizou a necessidade de uma luta contínua, para a solução do trânsito, transporte, mobilidade e o direito de ir e vir. Ela circulou pela cidade e percebeu que, para que tenha fluidez no trânsito, três pilares são fundamentais: a educação, engenharia e fiscalização. São consolidados, para uma melhor fluidez do trânsito.

Propostas discutidas e votadas na plenária

Dentro do que proposto pela 2ª Conferência Municipal de Trânsito, com os eixos temáticos sobre acessibilidade, educação no trânsito, planejamento urbano, gestão de transporte, inovação e desenvolvimento local, os participantes propuseram a ampliação do convênio com a PM, para fiscalização, sobretudo ocupação das vagas para pessoa com deficiência, educação nas escolas municipais e fiscalização eficiente. Maior atuação da Secretaria de Fazenda, para pedir retirada de postes e lixeiras das calçadas, residências e comércios para as correções em suas construções, transporte adaptado para o cadeirante nos taxis, campanha educativa (semelhante a do olho vivo na faixa), fortalecimento das campanhas, criação do núcleo de educação para o trânsito, fiscalização preventiva, capacitação para motociclistas, motoristas e pedestres. Regulamentação do transporte, regulamentação da operação de carga e descarga, estudos de impacto pelo Departamento de Trânsito, para novos empreendimentos e construções, novos espaços para taxi.

Alterar alguns pontos para melhoria no trânsito da cidade, mudança no trânsito da Baixada, propaganda na mídia sobre o trânsito, detector de velocidade no setor urbano, rua para ligação da rua do Lá Brasa ao bairro Colina.   Semáforos inteligentes, radares inteligentes, faixa de pedestre inteligente, câmera de monitoramento para detectar a situação do trânsito;  criação de um aplicativo para o celular de pessoa com deficiência, com a finalidade de alertar a aproximação do semáforo. Todas as propostas serão agora trabalhadas pela Secretaria de Planejamento e Departamento de Trânsito.

Eduardo Satil

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *