STTR de Manhuaçu completa 50 anos em defesa de agricultores e agricultoras

sttr1 sttr2 sttr3 sttr4
<
>

Uma história de muita luta e defesa pelo direito da categoria, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu celebra 50 anos de fundação, neste sábado, 16/09.

Neste meio século, o Sindicato tem se destacado em diversas frentes de trabalho, que vão desde a incansável luta para assegurar direitos trabalhistas e previdenciários para os agricultores e seus familiares, firme atuação para a geração de renda no campo, a partir de inteligentes parcerias, entre outras atividades.

O Presidente Marco Antônio Domingos, juntamente com toda a diretoria e conselho fiscal, destaca estas ações, pontuando sobre a dedicação de pessoas visionárias e comprometidas com as causas da agricultura familiar e de todos os trabalhadores e trabalhadoras rurais, e os novos projetos.

Em cada reunião e visita aos associados e associadas nas comunidades rurais, a Diretoria do Sindicato constrói um positivo diálogo, que se fortalece a cada dia.

Entre as ações, a recente luta contra a Reforma da Previdência Social, quando os sindicatos manifestaram-se, de forma ordeira, nas Regionais do INSS, para reivindicar a manutenção dos direitos da classe trabalhadora rural, e a participação direta na Marcha das Margaridas (Brasília/ DF), pela defesa das agricultoras, entre outros. O Sindicato de Manhuaçu é filiado à FETAEMG.

Além da manutenção dos Direitos junto à Previdência, o acesso ao crédito da agricultura familiar, os Programas Luz para Todos e o Minha Casa, Minha Vida Rural, o Grito da Terra Brasil, a Marcha da Margaridas, e o PNCR (Programa Nacional de Crédito Rural) são ações e movimentos em que o Sindicato atua. Parabenizamos a todos que fizeram e fazem parte desta história, com sinceros agradecimentos a todos os nossos associados e associadas’, destacou o Presidente Marquinhos.

Obras da nova sede e renda no campo

Um sonho que vem se tornando realidade é a construção das novas instalações, no terreno situado à R. Etelvino Guimarães, 132, no centro. O novo prédio oferecerá acessibilidade, conforto e segurança para todos os usuários.

O Sindicato incentiva agricultores e agricultoras a plantar outras culturas, sem agrotóxico, visando geração de renda, para que sejam menos afetados em períodos de baixa do preço do café. Para esta finalidade, são mantidas firmes parcerias com a EMATER, ACEAS, Cooperativa COORPOL, CMDRS, e outras instituições. A preservação das águas e do meio ambiente, visando a proteção da vida e o uso consciente da terra fértil presente na região é uma importante bandeira levantada pela entidade em Manhuaçu.

Em convênio recentemente firmado com a UNIVÉRTIX (Matipó), o Sindicato disponibiliza bolsas de estudos, com 40% de desconto, em 20 cursos para os associados e seus familiares.

Nas Assembleias, o Sindicato reforça seu compromisso com a transparência junto aos associados e à sociedade. Este ano, causou grande entusiasmo o Show de Prêmios ‘Sindicato de Portas Abertas’, destinado à arrecadação de recursos para a obra da nova sede. Na ocasião, seis valiosos prêmios foram sorteados.

Thomaz Júnior

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *