Voluntariado da APAC: novo curso concluído em Manhuaçu

apac-voluntario apac-voluntario2
<
>

O curso de Formação de Voluntários 2023 da APAC (Associação de Proteção e Assistência ao Condenado) foi bem-sucedido, com abrangente conteúdo sobre os propósitos de atuação com os recuperandos.

Os encontros ocorreram aos sábados, com a apresentação dos conteúdos por parte de experientes voluntários e apostila atualizada, o que proporcionou amplo entendimento sobre esta inovadora alternativa para o cumprimento da pena.

Além do contato direto com os recuperandos, as aulas e as visitas às instalações do CRS (Centro de Reintegração Social) de Manhuaçu, o curso teve um momento ímpar, na palestra de encerramento.

Em julho, Valdeci Antônio Ferreira, fundador da pioneira APAC de Itaúna e Diretor do CIEMA (Centro Internacional de Estudos do Método APAC), ministrou especial palestra na cidade.

A solenidade contou com a presença da Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira; Tenente Marcos Vieira e Cabo Dênio, equipe de colaboradores, voluntários e convidados.

Grande entusiasta da metodologia APAC, com exemplar trajetória de vida e reconhecimento internacional, o palestrante Valdeci Ferreira, destacou a eficiência da APAC, por seus resultados e efeito transformador para a vida da maioria doa recuperandos.

‘Quando tratamos da reincidência, há uma diferença entre a reincidência no sistema prisional comum, que está entre 80 a 85%, e a média nas APACs, que é de 13,9%. Isso significa que a metodologia que nós aplicamos, de fato, traz bons resultados, lembrando sempre que cada preso recuperado é um bandido a menos na rua. As APACs se lançam neste afã de resgatar vidas que se encontram atrás das grades, mas sempre buscando a proteção da sociedade. Infelizmente, a sociedade comete um erro que é acreditar que somente prender resolve o problema, e, além disto, ver nas prisões espaços de vingança e não locais para mudança de vida’, alertou.

‘O que as APACs fazem, nada mais é do que isso, oferecer oportunidade de vida nova, para aquelas pessoas que, por razões diversas, cometeram delitos e deixaram vítimas’, afirmou Valdeci.

Tenente Marcos Vieira, representante do Comando do 11º BPM, parabenizou aos formandos. ‘A APAC é uma grande parceira da Polícia Militar. Temos recuperandos da APAC que trabalham conosco, prestando serviços conforme a sua profissão, e também de forma à fiscalização dos egressos, o projeto Panóptico, que é a fiscalização dos egressos do sistema prisional, para se verificar se eles estão cumprindo as condições impostas em sua pena, e temos tido resultados fantásticos’, relatou.

A Presidente da APAC Manhuaçu, Dra. Denise Rodrigues de Oliveira, ressaltou a importância da participação do Diretor Internacional do Ciema. ‘É com muita alegria e com o coração cheio de entusiasmo, que recebemos neste encerramento do curso de formação de voluntários 2023, o Valdeci Antônio Ferreira, que é uma pessoa especial, uma referência na causa das APACs do Brasil e do mundo’, concluiu Dra. Denise.

Thomaz Júnior

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *