Veja como foi 1ª Feira do Terceiro Setor de Manhuaçu e região

Evento foi promovido em parceria com o Unifacig e a Incubadora de Entidades; mesa de debates, palestras e oficinas destacaram o segmento do Terceiro Setor

feira1 feira2
<
>

Várias entidades, autoridades e representantes da sociedade civil prestigiaram a 1ª Feira do Terceiro Setor de Manhuaçu e Região no último sábado (26/08). O evento aconteceu no anfiteatro da Câmara Municipal de Manhuaçu com o objetivo de debater temas, compartilhar experiências e colocar em foco as iniciativas do Terceiro Setor no município. A feira foi promovida pelo poder legislativo de Manhuaçu em parceria com o Unifacig – Centro Universitário e a Incubadora de Entidades – Posto de Puericultura.

O encontro reuniu representantes, participantes e interessados pelo Terceiro Setor, segmento que congrega entidades da sociedade civil com finalidade pública e não lucrativa. Foram debatidos os problemas, desafios, alternativas e soluções do setor. A feira foi realizada no sábado nos períodos da manhã e da tarde e a programação contou com mesa de debates, palestras e oficinas temáticas.

O diretor geral da Câmara de Manhuaçu, Carlos Henrique Cruz, abriu o evento e convidou os presentes a assistirem um vídeo sobre o Terceiro Setor. Carlos Henrique passou então a palavra para a coordenadora dos cursos gerenciais do Unifacig, professora Isabelle Werner de Lemos, que deu as boas-vindas aos participantes.

O vice-presidente do poder legislativo, vereador Allan do Alaor (PSC), falou em seguida e destacou a parceria com o Unifacig e a Incubadora de Entidades, que tornou possível a realização do encontro. Ele lembrou que a soma de forças é importante para a construção de um futuro melhor para a população.

O vereador Juninho Enfermeiro (PSC), segundo secretário da mesa diretora da câmara, falou sobre o envolvimento do poder legislativo com os projetos sociais no município. Ele também ressaltou a vontade dos vereadores em contribuir com o setor.

Debates

A mesa de debates sobre o tema “O Terceiro Setor em Manhuaçu” foi o primeiro evento da feira. O pastor Sérgio Veiga, presidente da Divisão de Assistência, Recuperação e Educação Interdenominacional (Darei), Ana Laura de Oliveira, representante da Fundação Manhuaçuense de Promoção Humana (Fumaph), Alexandre Morato, do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, Antônio Teodoro Dutra, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Alisson Sad, da Incubadora de Entidades, e a vereadora Mariley Assistente Social (PP) deram seus depoimentos. A moderação da mesa coube ao coordenador do Unifacig, Igor de Souza.

Em sua fala, a vereadora Mariley abordou a necessidade da integração dos setores público e privado e das Organizações Não Governamentais (Ong’s) para que a participação em conjunto possa mudar a realidade em Manhuaçu. Ela também registrou a importância da câmara municipal no apoio ao segmento. “Essa casa legislativa está aberta para que possamos trazer nossas realidades, trazer nossos desejos para o bem comum e que tenhamos condições, não só de sonhar, mas de realizar”, pontuou.

Durante o debate, os membros da mesa lembraram da importância de as entidades que atuam no Terceiro Setor manterem suas documentações regularizadas. Só assim é possível para essas associações terem acesso a benefícios e recursos dos poderes público e privado.

Palestras

Já na parte da tarde, a primeira apresentação foi da representante da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (Amuc), Cíntia Matos. Ela falou sobre o tema “O papel da mulher e fortificação dos vínculos”. Cíntia abordou a importância da participação feminina na produção agrícola e no meio rural.

A pró-reitora de Ensino e Aprendizagem do Unifacig, professora Natália Tomich, apresentou em sua palestra o tema “Relações Humanas: liderança, habilidades e competências”. Ela destacou a importância da inteligência emocional e da comunicação nas interações humanas.

Quem também prestigiou a 1ª Feira do Terceiro Setor de Manhuaçu e Região foi a prefeita Maria Imaculada. Ela falou sobre a importância do Terceiro Setor em Manhuaçu e aproveitou para pedir à população consciência no descarte do lixo no município.

A última parte do evento foi dedicada às oficinas. Foram oferecidas três oficinas: “Regularização contábil”, com Walter Rodrigues Toledo (Unifacig); “Gestão e planejamento”, com Jonathan Borel (Unifacig); e “Regularização Jurídica”, com Igor de Souza, Milena Temer (Unifacig) e Giovani Romualdo (Incubadora de Entidades).

Durante a 1ª Feira do Terceiro Setor, algumas entidades mantiveram estandes no saguão do anfiteatro da Câmara Municipal. Ao longo do evento, foram expostas peças de artesanato, produtos feitos com material reciclado e produção artesanal de pães.

Assessoria de Comunicação da Câmara de Manhuaçu

Compartilhe

PinIt

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *